10 prisões e mais de 300 ações educativas no combate à violência contra idosos foram realizadas no AM

Manaus (AM) – Foi apresentado nesta quarta-feira (05), o balanço final da Operação Virtude no estado, uma iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Realizada ao longo de todo o mês de outubro, a operação mobilizou um amplo esquema integrado para combater a violência contra a pessoa idosa, com ações educativas, preventivas e repressivas tanto em Manaus quanto no interior.
Os números destacam a intensidade do trabalho: 649 atendimentos, 10 prisões em flagrante, um mandado de prisão cumprido, mais de 200 denúncias apuradas em diligências domiciliares e o resgate de uma vítima em situação de maus-tratos.
Resultados Operacionais e Investigativos

A delegada Larissa Barreto, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), detalhou o alcance da operação.
“Nós apuramos mais de 200 denúncias durante diligências domiciliares, registramos 10 prisões em flagrante, um cumprimento de mandado de prisão, encaminhamos mais de 70 Inquéritos Policiais (IPs) à Justiça, e entre outros procedimentos”, afirmou.
Ela ainda enfatizou a importância da participação popular:
“Os canais de denúncia como 197, da PC-AM, 181, da SSP-AM, e o Disque 100, dos Direitos Humanos, estão sempre disponíveis, e é fundamental que a população participe ativamente no enfrentamento à violência”. disse.
O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) deu suporte crucial às investigações. Conforme explicou a diretora Sanmya Tiradentes, foram realizados 22 necrópsias em pessoas acima de 60 anos e 58 exames de corpo de delito durante o período da operação.
“Estivemos apoiando as autoridades policiais para dar essa materialidade e auxiliar na determinação da autoria e das circunstâncias”, disse.
Forte Componente Educativo e de Prevenção

Além das ações repressivas, a Operação teve um pilar fundamental na educação e na conscientização. Foram realizadas mais de 300 ações educativas, incluindo 214 palestras e 120 ações de panfletagem, que, juntas, alcançaram a marca de mais de 130 mil pessoas, conforme os dados da DECCI.
As palestras ocorreram principalmente em unidades de ensino, difundindo informações sobre os direitos da pessoa idosa e a importância do respeito a essa parcela da população.
O coronel Willer Abdala, chefe do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), destacou o sucesso da integração entre os órgãos.
“O trabalho da SSP foi desenvolvido de forma integrada, e o resultado alcançado superou as expectativas. Essa operação nos marca profundamente, pois reforça a importância de reeducarmos nossos filhos para que entendam, com orgulho, que tratar bem nossos idosos é um gesto de humanidade e respeito”, declarou.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



