10 prisões e mais de 300 ações educativas no combate à violência contra idosos foram realizadas no AM

10 prisões e mais de 300 ações educativas no combate à violência contra idosos foram realizadas no AM

Manaus (AM) – Foi apresentado nesta quarta-feira (05), o balanço final da Operação Virtude no estado, uma iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Realizada ao longo de todo o mês de outubro, a operação mobilizou um amplo esquema integrado para combater a violência contra a pessoa idosa, com ações educativas, preventivas e repressivas tanto em Manaus quanto no interior.

Os números destacam a intensidade do trabalho: 649 atendimentos10 prisões em flagrante, um mandado de prisão cumprido, mais de 200 denúncias apuradas em diligências domiciliares e o resgate de uma vítima em situação de maus-tratos.

Resultados Operacionais e Investigativos

(Foto: Divulgação – PC/AM)

A delegada Larissa Barreto, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), detalhou o alcance da operação.

“Nós apuramos mais de 200 denúncias durante diligências domiciliares, registramos 10 prisões em flagrante, um cumprimento de mandado de prisão, encaminhamos mais de 70 Inquéritos Policiais (IPs) à Justiça, e entre outros procedimentos”, afirmou.

Ela ainda enfatizou a importância da participação popular:

“Os canais de denúncia como 197, da PC-AM, 181, da SSP-AM, e o Disque 100, dos Direitos Humanos, estão sempre disponíveis, e é fundamental que a população participe ativamente no enfrentamento à violência”. disse.

O Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) deu suporte crucial às investigações. Conforme explicou a diretora Sanmya Tiradentes, foram realizados 22 necrópsias em pessoas acima de 60 anos e 58 exames de corpo de delito durante o período da operação.

“Estivemos apoiando as autoridades policiais para dar essa materialidade e auxiliar na determinação da autoria e das circunstâncias”, disse.

Forte Componente Educativo e de Prevenção

(Foto: Divulgação – PC/AM)

Além das ações repressivas, a Operação teve um pilar fundamental na educação e na conscientização. Foram realizadas mais de 300 ações educativas, incluindo 214 palestras e 120 ações de panfletagem, que, juntas, alcançaram a marca de mais de 130 mil pessoas, conforme os dados da DECCI.

As palestras ocorreram principalmente em unidades de ensino, difundindo informações sobre os direitos da pessoa idosa e a importância do respeito a essa parcela da população.

O coronel Willer Abdala, chefe do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), destacou o sucesso da integração entre os órgãos.

“O trabalho da SSP foi desenvolvido de forma integrada, e o resultado alcançado superou as expectativas. Essa operação nos marca profundamente, pois reforça a importância de reeducarmos nossos filhos para que entendam, com orgulho, que tratar bem nossos idosos é um gesto de humanidade e respeito”, declarou.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *