18 de novembro: Dia Nacional do Conselheiro Tutelar

Nesta quinta-feira (18), o Brasil celebra o Dia do Conselheiro Tutelar, instituída pela Lei nº 11.622, de 19 de dezembro de 2007. Mas foi em julho de 1990, juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que a função “Conselheiro Tutelar” foi criada.

A data reforça quão importante são esses conselheiros que têm como princípios proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes, quando ameaçados ou violados que incluem, por exemplo, denúncias de maus-tratos, crianças fora da escola, trabalho e prostituição infantil, violência sexual, entre outras violações. Também, é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes.

Em conversa com a reportagem do Esporte na Rede MT, o presidente da ACT-MT (Associação matogrossense dos conselheiros tutelares de MT), Nelson de Faria, explanou qual difícil é exercer essa função fundamental na sociedade.

“Vários conselhos esparramados pelo estado não tem a mínima condição de trabalho, falta telefone, estrutura junto as sedes, carro para deslocamento até às ocorrências, salário bem baixo, entre outras questões. Em algumas visitas as cidades do estado, obtivemos varias melhorias para os conselheiros da cidade, a exemplo a cidade de Rosário oeste que irá entregar uma caminhonete para os conselheiros no próximo ano”, disse Nelson de Faria

Aproveitando o momento, deixou sua mensagem para os conselheiros do estado, parabenizando pelo dia.

“Parabéns aos conselheiros tutelares pelo belíssimo trabalho desenvolvido em prol da construção de uma sociedade segura e justa, todo nosso reconhecimento respeito ao Conselheiro Tutelar pela sua sublime missão.”

Da redação Matheus Augusto

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO

× FALE CONOSCO