A primeira edição da Semana de Educação Legislativa, organizada pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), chegou ao fim nesta sexta-feira (17/5) com uma programação voltada para crianças em idade escolar, por meio da apresentação intitulada “Cidadão de Berço”. O projeto foi direcionado aos alunos do 1º ano do ensino fundamental e teve como objetivo envolver as crianças no universo da cidadania, política e democracia, promovendo e fortalecendo a consciência cidadã dos pequenos.
Durante a manhã, 28 estudantes do 3º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar, localizada no bairro Coroado III, zona leste de Manaus, tiveram a oportunidade de interagir com um teatro de fantoches, no qual puderam compreender o papel dos poderes administrativos brasileiros (Legislativo, Judiciário e Executivo) e a relação entre eles.
Na dinâmica, cada aluno recebeu uma “varinha mágica” que simbolizava o voto, permitindo que eles “acionassem” os fantoches e assim compreendessem o poder que o povo detém ao escolher seus representantes.
A pedagoga Josy Kelly Martins, idealizadora do projeto, explicou que a intenção foi trabalhar a cidadania e o conceito de política desde a mais tenra idade, visando construir uma sociedade mais politicamente consciente.
“É uma forma de abordar o conceito de política, que muitas vezes é associado a algo negativo, melhorando a imagem da política, pois são os maus políticos que tornam a política ruim. Ao trabalharmos o conceito real de política, podemos ter cidadãos mais conscientes”, afirmou.
Cassandra Serejo, gerente de Educação Cidadã e responsável pelo projeto, ressaltou as vantagens de as crianças conhecerem o assunto desde cedo.
“Eles nunca esquecerão o que aprenderam aqui. Temos muito mais dificuldade em ensinar isso aos alunos do ensino médio, e essas crianças, a partir de agora, se verão como protagonistas de sua própria história, como pequenos cidadãos. Essa é uma iniciativa inédita nas Assembleias do Brasil e nos enche de orgulho”, declarou.
Ela também informou que o projeto “Cidadão de Berço” está concorrendo ao Prêmio Abel deste ano.
A professora Ângela Márcia Queiroz acompanhou a turma de alunos e falou sobre o sucesso da iniciativa junto às crianças.
“Percebemos o quanto eles estavam atentos. Eles compreenderam a dimensão da administração do poder público em uma linguagem que conseguem entender. É muito interessante como eles absorvem as informações. É bom porque desde cedo eles entendem que cada pessoa tem um papel na sociedade, que não se trata apenas do ‘eu’, mas também do coletivo”, ressaltou.
Primeira edição
A 1ª Semana de Educação Legislativa, com o tema “Educação Legislativa: uma revolução silenciosa a favor do Brasil”, teve início na segunda-feira (13/5) com a palestra “Dia de Combate ao Racismo e Educação Antirracista”.
De acordo com a professora Jacy Braga, organizadora do evento, essa primeira edição superou as expectativas.
Ela informou que cerca de 350 pessoas, entre estudantes e servidores públicos da Aleam e do município de Urucará, participaram da programação ao longo dos cinco dias.
Para Jacy, levar conhecimento e consciência é a essência do trabalho pedagógico e a razão de ser da Escola do Legislativo. Ela destacou a importância do apoio da Assembleia Legislativa, por meio do presidente Roberto Cidade (UB), que investiu na semana para abordar temas relevantes.
Ela enfatizou também que foram abordados temas pertinentes e que ficou evidente a necessidade de abordar, aprofundar e disseminar essas questões para o maior número possível de pessoas.
“Os representantes das escolas participantes manifestaram interesse em recebermos visitas em suasA primeira edição da Semana de Educação Legislativa, promovida pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foi encerrada nesta sexta-feira (17/5) com uma programação dedicada às crianças em idade pré-escolar por meio da apresentação intitulada “Cidadão de Berço”. O projeto foi desenvolvido para os alunos do primeiro ano do ensino fundamental, com o objetivo de envolvê-los no mundo da cidadania, política e democracia, buscando fortalecer sua consciência cidadã.
Durante a manhã, 28 estudantes do terceiro ano da Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar, localizada no bairro Coroado III, zona Leste de Manaus, tiveram a oportunidade de interagir com um teatro de marionetes, que os ajudou a compreender o papel dos poderes administrativos do Brasil (Legislativo, Judiciário e Executivo) e a relação entre eles.
Na atividade, cada aluno recebeu uma “varinha mágica” simbolizando o voto, permitindo que eles “ativassem” as marionetes e, assim, compreendessem o poder que o povo detém ao escolher seus representantes.
A pedagoga Josy Kelly Martins, idealizadora do projeto, explicou que a intenção era trabalhar a cidadania e o conceito de política desde a infância, com o objetivo de construir uma sociedade mais politicamente consciente.
“É uma maneira de abordar o conceito de política, que muitas vezes é associado a algo negativo, melhorando a imagem da política, pois são os maus políticos que tornam a política ruim. Ao trabalharmos o verdadeiro conceito de política, podemos formar cidadãos mais conscientes”, afirmou.
Cassandra Serejo, gerente de Educação Cidadã e responsável pelo projeto, destacou as vantagens de introduzir esses conhecimentos desde cedo para as crianças.
“Eles nunca esquecerão o que aprenderam aqui. Temos muito mais dificuldade em ensinar essas questões aos alunos do ensino médio, e essas crianças, a partir de agora, se verão como autores de sua própria história, como pequenos cidadãos. Essa é uma iniciativa inédita nas Assembleias do Brasil e nos enche de orgulho”, declarou.
Ela também informou que o projeto “Cidadão de Berço” está concorrendo ao Prêmio Abel deste ano.
A professora Ângela Márcia Queiroz acompanhou a turma de alunos e falou sobre o sucesso da iniciativa com as crianças.
“Percebemos o quanto eles estavam atentos. Eles compreenderam a importância da administração do poder público em uma linguagem que conseguem entender. É muito interessante como eles absorvem as informações. É bom porque desde cedo eles entendem que cada pessoa tem um papel na sociedade, que não se trata apenas do ‘eu’, mas também do coletivo”, ressaltou.
Primeira edição
A primeira edição da Semana de Educação Legislativa, com o tema “Educação Legislativa: uma revolução silenciosa a favor do Brasil”, teve início na segunda-feira (13/5) com a palestra “Dia de Combate ao Racismo e Educação Antirracista”.
Segundo a professora Jacy Braga, organizadora do evento, essa primeira edição superou as expectativas.
Ela informou que aproximadamente 350 pessoas, entre estudantes e servidores públicos da Aleam e do município de Urucará, participaram das atividades ao longo dos cinco dias.
Para Jacy, levar conhecimento e conscientização é o cerne do trabalho pedagógico e a razão de existir da Escola do Legislativo. Ela ressaltou a importância do apoio da Assembleia Legislativa, por meio do presidente Roberto Cidade (UB), que investiu na semana para abordar temas relevantes. Ela também enfatizou a necessidade de abordar, aprofundar e disseminar essas questões para o maior número possível de pessoas, uma vez que os representantes das escolas participantes demonstraram interesse em receber visitas para discutir esses temas.
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