Bahia se recupera no Brasileirão e vence o Ceará com dois gols de Gilberto
O Bahia derrotou o Ceará por 2 a 1, hoje (17), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Com dois gols, Gilberto foi o responsável pela virada do Tricolor de Aço depois de Saulo Mineiro abrir o placar para o Vozão.
O placar foi um repeteco da final da Copa do Nordeste há pouco mais de um mês na mesma Arena Castelão. Na ocasião, o Bahia fez 2 a 1, com gols de Rodriguinho e Gilberto, antes de se sagrar campeão na disputa por pênaltis.
Essa foi a segunda vitória do Bahia na competição. Depois de estrear com um arrasador 3 x 0 sobre o Santos, a equipe de Dado Cavalcanti empatou com o Red Bull Bragantino e perdeu em casa para o Internacional. Com isso, chegou aos sete pontos e fica na parte de cima da tabela de classificação, ocupando o sexto lugar.
Já o Ceará completa três partidas sem vitória -está em 12º, com quatro pontos-, consolidando um momento ruim na temporada. O Vozão venceu o Grêmio na estreia, mas depois disso só somou um ponto contra a Chapecoense fora de casa. Somadas a esta instabilidade estão as eliminações na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana e as derrotas na final do Campeonato Estadual e na Copa do Nordeste.
Na próxima rodada, o Ceará jogará fora de casa para tentar a reabilitação. A equipe de Guto Ferreira encara o Internacional no domingo (20), às 16h, no Beira-Rio. No mesmo dia e horário, o Bahia recebe o Corinthians no estádio Pituaçu.
Novo ataque do Ceará
O Ceará teve uma nova dupla de ataque no time titular. Saulo Mineiro foi escalado entre os 11 iniciais e teve Mendoza como companheiro. O colombiano, de volta após cumprir suspensão e se recuperar de contusão, teve a primeira chance de gol aos 15 minutos. Pelo lado direito da área, ele se livrou da marcação de um adversário e chutou forte no ângulo, obrigando o goleiro Matheus Teixeira a mandar a bola para escanteio.
Arrancada de aniversariante para o gol
Provando que a nova parceria ofensiva poderia dar certo, Saulo Mineiro também fez sua parte. E usou uma velocidade atípica para um jogador de seu tamanho para abrir o placar aos 16 minutos. Ele recebeu passe no meio-campo, girou em cima de Luiz Otávio e arrancou até a área. Na hora de concluir, um chute forte, rasteiro e cruzado para fazer o primeiro gol do Ceará no dia em que comemora aniversário de 24 anos.
VAR leva Bahia ao empate
Após o primeiro gol, a partida seguiu equilibrada e sem grandes chances de gol. Até que uma intervenção do VAR provocou a marcação de um pênalti a favor do Bahia. No lance, em cobrança de falta da intermediária, Gabriel Dias teria puxado o braço de Luiz Otávio enquanto a bola viajava em direção à parea. Na cobrança, Gilberto foi certeiro no canto direito para empatar o jogo aos 31 minutos.
Gilberto vira artilheiro
Quatro minutos depois, Gilberto voltou a marcar, isolando-se como artilheiro do Brasileirão, com quatro gols. A jogada pelo lado esquerdo foi bem tramada e executada. Thaciano segurou a bola na entrada da área e esperou a passagem de Matheus Bahia para fazer o passe. O lateral cruzou para trás e encontrou Gilberto, que bateu de primeira no canto direito. Gilberto já havia marcado duas vezes também no duelo contra o RB Bragantino, que terminou empatado por 3 a 3 na segunda rodada.
Monotonia na etapa final
O segundo tempo teve um início morno, com ambas as equipes se estudando, até que o Bahia assustou pela primeira vez. Em uma saída errada de Matheus Teixeira, a bola foi interceptada por Patrick de Lucca, que tocou de primeira para Thaciano. O meia ajeitou para Thonny Anderson, mas o chute de primeira saiu por cima do gol aos 18 minutos.
Confusão após VAR anular pênalti
Precisando do gol, o Ceará tentava pressionar na base do toque de bola. E em um desses lances, Jorginho passou por um adversário e se jogou para tentar cavar pênalti aos 20 minutos. A sequência da jogada teve gol de Gabriel Dias, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique havia marcado a penalidade anteriormente. O VAR pediu a revisão, e o pênalti acabou anulado, o que revoltou os jogadores do Ceará.
Bahia quebra tabu
O resultado acabou com uma sequência de insucessos do Bahia diante do Ceará no Campeonato Brasileiro, já que o último triunfo tricolor havia acontecido na edição de 2018. Depois disso, foram registradas três vitórias do Vozão e um empate. Essa foi também a segunda vitória seguida do Bahia nos confrontos diretos. Em maio, o time de Dado Cavalcanti fez 2 a 1 no mesmo Castelão pela final da Copa do Nordeste e conquistou o título na disputa por pênaltis.
Ficha Técnica
Ceará 1 x 2 Bahia
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 17 de junho de 2021 (quinta-feira)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes (RO)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Cartões amarelos: Mendoza, Jorginho e Bruno Pacheco (Ceará); Jonas, Edson, Maycon Douglas e Thonny Anderson (Bahia)
Gols: Saulo Mineiro, aos 16min do primeiro tempo (Ceará); Gilberto, aos 31 e aos 34min do primeiro tempo (Bahia)
Ceará: Vinícius; Gabriel Dias (Charles), Klaus, Messias e Bruno Pacheco; Oliveira (Marlon), Fernando Sobral e Jorginho (Vina), Lima; Mendoza (Hélio) e Saulo Mineiro. Técnico: Guto Ferreira.
Bahia: Matheus Teixeira; Renan Guedes, Luiz Otávio, Juninho e Matheus Bahia; Jonas (Patrick de Lucca), Daniel (Edson) e Thaciano (Lucas Araújo); Rossi (Oscar Ruiz), Gilberto (Maycon Douglas) e Thonny Anderson. Técnico: Dado Cavalcanti.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

