Manaus – Durante os meses de abril e maio, a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Mário César Filho (UB), em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), realizou uma série de fiscalizações em agências bancárias da capital. O objetivo foi verificar o cumprimento da legislação estadual, de autoria do parlamentar, que determina a presença de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas agências.
As ações de fiscalização tiveram início em 23 de abril, com a participação da CDC da Aleam e do chefe de fiscalização do Procon Amazonas, Pedro Malta, em agências localizadas na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
Durante as inspeções, constatou-se que o Bradesco é o único banco que não oferece o serviço de intérprete de Libras, nem presencialmente nem digitalmente. Em decorrência do descumprimento, o banco será autuado.
A Lei n. 6.254/23 determina que órgãos públicos, concessionárias e agências bancárias no Amazonas disponibilizem intérpretes de Libras, sob pena de multa que pode chegar a até 50 salários mínimos vigentes à época da infração.
Após a sanção da lei pelo governador Wilson Lima (UB), a ficha de fiscalização do Procon Amazonas passou a incluir o item “Lei de Libras”. Caso a agência não cumpra, é realizada a autuação.
O diretor-presidente do Procon Amazonas, Jalil Fraxe, afirma que a equipe do Instituto de Defesa do Consumidor realiza fiscalização da Lei de Libras e se compromete com a inclusão.
O deputado Mário César Filho tem sido ativo na promoção da inclusão social e na defesa dos direitos do consumidor na Assembleia Legislativa do Amazonas. Ele ordenou as fiscalizações conduzidas pela Comissão de Defesa do Consumidor – CDC da Aleam, que preside, com o objetivo de garantir o acesso equitativo aos serviços bancários.
Durante as inspeções, diversas irregularidades foram identificadas, resultando em notificações e prazos para correção. O Bradesco foi apontado como o único banco não em conformidade com a lei em nenhuma de suas agências.
Segundo o presidente da Associação dos Surdos de Manaus (Asman), Alexandre Santos de Almeida, a legislação estadual, de autoria do deputado Mário César Filho, foi criada para promover a inclusão e facilitar o acesso bancário para surdos e deficientes auditivos, garantindo que eles possam realizar transações financeiras com a mesma facilidade que qualquer outro cliente.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram