De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro, o volume de serviços no país registrou um aumento de 0,5% na passagem de março para abril. Essa é a segunda alta consecutiva do indicador, que já havia avançado 0,7% de fevereiro para março.
Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor apresentou um crescimento de 5,6% na comparação com abril do ano anterior, 2,3% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses.
Três das cinco atividades do setor de serviços investigadas registraram alta de março para abril deste ano, com destaque para os segmentos de transportes (1,7%) e de outros serviços (5,0%). A terceira atividade com resultado positivo foi informação e comunicação (0,4%), atingindo, mais uma vez, seu ponto mais alto da série histórica, que teve início em 2012.
Queda
Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%) e os serviços prestados às famílias (-1,8%) apresentaram queda de março para abril. No entanto, essas atividades haviam crescido na passagem de fevereiro para março.
O índice de atividades turísticas – analisado separadamente pelo IBGE – registrou uma expansão de 2,3% em abril ante março. Esse é o segundo resultado positivo do segmento, que se encontra 4,7% acima do nível de fevereiro de 2020, embora ainda esteja 3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.
No que se refere à receita nominal, o setor de serviços apresentou altas de 1,1% em relação a março, de 8,9% na comparação com abril de 2023, de 6,3% no acumulado do ano e de 5,2% no acumulado de 12 meses.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram