Manaus – Uma recente pesquisa da Abrasel, realizada com 2.416 empreendedores, mostra que bares e restaurantes ainda enfrentam significativos desafios financeiros. Mais de dois terços (64%) dos negócios não tiveram lucro em maio: 25% registraram prejuízo e 39% ficaram apenas no equilíbrio. Somente 36% conseguiram obter lucro.
Os estabelecimentos enfrentam um cenário desafiador, com margens de lucro cada vez mais apertadas. Dados de inflação revelam que os principais insumos, alimentos e bebidas, subiram 4,2% este ano, enquanto a inflação no setor foi de apenas 1,99%. De acordo com o estudo da Abrasel, 39% dos estabelecimentos não estão conseguindo reajustar os preços conforme a inflação.
Esse resultado negativo acontece em um momento crítico, quando se discute a regulamentação da reforma tributária, incluindo a adoção de alíquotas mais altas para produtos muito consumidos em bares e restaurantes, como as bebidas adoçadas. O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, considera que essa medida causará graves impactos em um setor já fragilizado. “O imposto seletivo sobre bebidas açucaradas pode ser um duro golpe para o setor. Nossos estabelecimentos já lutam para manter os preços acessíveis aos consumidores e aumentar essa carga tributária só piorará a situação”, afirma.
De acordo com Solmucci, além de prejudicial, a medida proposta na regulamentação da reforma é incoerente. “Essa taxação sobre as bebidas açucaradas é completamente incompreensível. O açúcar, quando vendido como parte da cesta básica, é considerado essencial e, por isso, não é taxado. Contudo, quando usado em bebidas, passa a ser tratado como um vilão”, completou.
Entre os desafios econômicos do setor, destaca-se também o alto número de empresas endividadas. Segundo a pesquisa da Abrasel, 39% dos negócios têm dívidas em atraso. Desses, 69% devem impostos federais, 48% devem impostos estaduais, 39% têm parcelas de empréstimos atrasadas e 29% devem encargos trabalhistas.
Paulo Solmucci enfatizou a gravidade da situação. “A inadimplência não afeta apenas o nosso setor, mas também impacta negativamente toda a economia do país. Precisamos de medidas que incentivem a recuperação e não que penalizem ainda mais quem já está fragilizado”, concluiu.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram