Qualidade do ar em Manaus é considerada ruim nesta terça (17)
Manaus (AM) – A qualidade do ar em Manaus foi classificada como ruim nesta terça-feira (16), conforme os dados do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Os bairros mais críticos incluem Ponta Negra, na zona Oeste; Dom Pedro, na zona Centro-Oeste; Parque 10, na zona Centro-Sul; Aparecida; Morro da Liberdade; Colônia Oliveira Machado, na zona Sul; Colônia Terra Nova, na zona Norte; e Armando Mendes, na zona Leste.
A cidade, frequentemente impactada pela fumaça das queimadas na região amazônica, apresenta altos níveis de material particulado no ar, especialmente durante a estação seca dos rios.
Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) relatou a presença de vários focos de calor tanto na capital quanto em municípios da região metropolitana.
Durante a manhã desta quinta-feira (11), os manauaras acordaram com uma névoa densa que cobriu a capital amazonense. Em um cenário que lembrou o período de intensas queimadas em 2023, os moradores questionam se realmente trata-se de uma neblina ou na verdade seria a volta das fumaças que incomodaram a população no ano passado.
Segundo especialistas, a neblina pode ter sido gerada por uma frente fria que se originou na massa de ar polar continental, atingindo a região sul do Brasil e se dirigindo até o sudoeste do Amazonas.