O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) obteve desempenho “excelente” nos ensaios de proficiência de 2024, uma avaliação externa que testa a precisão de resultados dos laboratórios por meio de amostras enviadas para análise. Esse processo é utilizado para garantir que o laboratório atenda aos mais altos padrões de qualidade e oferecendo resultados confiáveis.
A avaliação “excelente” foi declarada, neste mês de janeiro, pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), ao Lacen-AM, integrante da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o reconhecimento do desempenho reafirma o compromisso da Fundação com a qualidade dos serviços prestados à população. “Estamos comprometidos com a precisão e a segurança das análises realizadas, assegurando a excelência”, destaca.
O diretor do Lacen-AM, Marco Aurélio Oliveira, acrescenta que o PNCQ é uma ferramenta que representa a garantia da qualidade e confiabilidade dos exames laboratoriais a longo prazo. “O envio de amostras para avaliação ocorre mensalmente para avaliação no período de um ano. É o que permite a análise do desempenho”, afirma.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Indicadores
Em 2024, o Lacen-AM, em parceria com o Laboratório de Fronteira (Lafron), também integrante da FVS-RCP, realizou 494 mil processos laboratoriais que fortaleceram o monitoramento de doenças no estado.
Dos 494 mil processos laboratoriais, foram 260 mil exames e ensaios e 234 mil procedimentos laboratoriais. Os procedimentos incluem realização de exames de diagnóstico de doenças de notificação compulsória, exames laboratoriais relacionados à vigilância sanitária e ambiental, além de ensaios para exames de biologia molecular.