Festival de Parintins 2025: Arsepam define esquema operacional das embarcações para Ilha Tupinambarana

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) publicou, na quinta-feira (19/06), por meio da Portaria nº 090/2025, o esquema operacional especial que estabelece as regras para as embarcações autorizadas a operar na linha Manaus – Parintins, durante o 58º Festival de Parintins. A medida é válida entre os dias 23 e 27 de junho.
A normativa determina que somente embarcações portando o “Passe do Festival” — documento emitido pela Marinha do Brasil, por meio do 9º Distrito Naval — estão autorizadas a operar na rota Manaus – Parintins. O documento comprova que a embarcação passou por vistoria técnica e cumpre os requisitos de segurança exigidos para esse tipo de serviço. Para garantir a efetividade da portaria, a Arsepam atuará em conjunto com a Marinha do Brasil durante toda a operação, uma vez que a lista de embarcações autorizadas foi repassada pela própria Marinha.
O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, destaca que as embarcações devem obedecer rigorosamente aos horários de saída, previamente definidos e aprovados pela Agência.
“O objetivo é evitar conflitos operacionais, aglomerações e sobrecarga na infraestrutura portuária, principalmente nos pontos de maior fluxo em Manaus e Parintins”, afirmou o gestor.
A lista completa das embarcações autorizadas a operar com o Passe do Festival, com horários e portos de saída, está disponível no site da Arsepam: www.arsepam.am.gov.br. A Agência orienta os passageiros verificarem, previamente, as informações antes de embarcar; e a reportarem qualquer irregularidade por meio do canal oficial da Ouvidoria da Arsepam, pelo número (92) 2020-1117.


Fiscalização intensificada
As ações fazem parte da Operação Parintins 2025, coordenada pela Arsepam, que teve início no mês de junho e segue até o dia 4 de julho. A Agência atua diariamente, com reforço especial neste período, com foco na segurança da navegação e no cumprimento das normas estaduais.
O gestor da Arsepam ressalta ainda que o trabalho segue a determinação do governador Wilson Lima, com o objetivo de assegurar uma experiência segura e organizada aos passageiros que viajam para o festival.
Durante as fiscalizações, as equipes da autarquia realizam uma série de verificações nas embarcações, incluindo a checagem da capacidade, da documentação do transporte e da tripulação, dos documentos de crianças e adolescentes, do direito à gratuidade no transporte intermunicipal, dos valores praticados nas passagens, além dos equipamentos de segurança e itens obrigatórios de navegação.
Postos de fiscalização em Parintins e Itacoatiara
No município de Parintins, a Arsepam conta com uma equipe fixa atuando diariamente no posto de fiscalização, localizado no porto da cidade. A partir do dia 24 de junho, a equipe volante de fiscalização, que atua normalmente em Manaus, estará em Parintins para dar suporte e reforço às atividades, ampliando a cobertura e assegurando maior efetividade no atendimento à demanda do festival.


E no município de Itacoatiara, a Arsepam também mantém uma equipe fixa atuando no monitoramento do tráfego de embarcações. O local é considerado ponto estratégico no trajeto entre Manaus e Parintins, e contará com atenção especial da fiscalização ao longo de toda a operação.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



