Nova investigação promete desvendar Massacre no Compaj, oito anos após presos serem esquartejados e queimados vivos

Manaus (AM) – Oito anos após o sangrento Massacre do Compaj, que expôs ao mundo o caos do sistema prisional amazonense, a Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas decidiu dar um passo inédito: criou uma força-tarefa especial para reexaminar minuciosamente todas as provas do caso. A determinação estabelece um prazo de 90 dias para que promotores especializados refaçam toda a análise do caso, desde depoimentos até provas técnicas, e apontem falhas ou novas linhas de investigação.
Em 1º de janeiro de 2017, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) virou um cenário de horror. Uma rebelião entre facções rivais (Família do Norte x PCC) deixou 56 presos mortos, muitos esquartejados e queimados vivos. O massacre, que começou como um protesto contra a superlotação, rapidamente se transformou em uma carnificina organizada, com direito a fuga de 130 detentos e repercussão internacional.
Agora, o Ministério Público quer respostas, se há provas faltantes ou contradições nos autos, se todos os envolvidos no massacre foram devidamente responsabilizados, e o quê realmente aconteceu nos bastidores da maior tragédia carcerária do Amazonas.
A força-tarefa será liderada por promotores, com apoio de dois agentes técnicos e um administrativo. O grupo terá acesso a todos os arquivos sigilosos e poderá requisitar novas perícias.
A decisão surge semanas após a Justiça do Amazonas voltar atrás na liberação de três acusados de liderar o massacre, Janes “Caroço” Nascimento, Adaliton Farias e Almir Nobre. Eles haviam sido soltos com tornozeleiras, mas o MP recorreu e conseguiu recolhê-los à prisão, alegando “risco à ordem pública”.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



