Caprichoso exalta a resistência indígena e saberes tradicionais ao encerrar a primeira noite

Parintins (AM) – O Boi Caprichoso encerrou a primeira noite do 58º Festival de Parintins, na sexta-feira (27), com um espetáculo marcado por homenagens à resistência indígena, saberes tradicionais e às mulheres da Amazônia. Com o tema “Amyipaguana: Retomada pelas Lutas”, o bumbá azul e branco levou à arena narrativas que reafirmam o protagonismo dos povos originários. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas e segue até domingo (29).
Segundo o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, o trabalho intenso ao longo de 2025 foi fundamental para o resultado na arena.
“Nós nos preparamos muito para esse momento. Primeira noite, sempre temos atenção, mas o Boi Caprichoso se dedicou, se esforçou bastante para chegar pronto para entrar na arena e fazer um grande espetáculo”, disse Amoedo.
Entre os destaques esteve a alegoria “Yurupari”, criada pelo artista Roberto Reis, que contou a história da divindade indígena Yurupari, figura tradicional amazônica demonizada durante o processo de catequização.
Na Figura Típica Regional, o Caprichoso apresentou “Majés, as Senhoras da Cura”, assinada pelos artistas Preto e Paulo Pimentel, os Irmãos do Palmares. A apresentação homenageou mulheres da Amazônia que mantêm vivos conhecimentos sobre plantas medicinais, promovendo saúde e preservação cultural em suas comunidades.
Assistindo no meio da galera, como item 19, Marilene Pimentel, de Boa Vista do Ramos, expressou a emoção de prestigiar mais um festival.
“São vários anos que venho. Desde manhã cedo na fila. O Caprichoso é tudo, desde criança eu sou azul. É uma emoção muito grande”, disse a torcedora.
O encerramento ficou por conta do Ritual Indígena “Ritual Tupinambá: A Retomada da Verdade Originária”, desenvolvido pelo artista Jucelino Ribeiro, reafirmando a força dos povos originários na arena azul e branca.
As apresentações do Festival de Parintins continuam neste sábado (28) e domingo (29), no Bumbódromo.
Quem abriu a primeira noite do festival foi o Boi Garantido com um espetáculo que exaltou as raízes culturais e espirituais da Amazônia. Com o tema “O Ecoar das Vozes da Floresta”, parte do projeto Boi do Povo, Boi do Povão, o bumbá encarnado buscou fortalecer a conexão com sua galera em mais um passo rumo ao sonhado 33º título.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



