Furto de celular vai ter pena maior? O que propõe um novo projeto do governo Lula

Segundo o Ministério da Justiça, objetivo é desarticular quadrilhas que vivem desse tipo de crime
O governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que aumenta as penas para furto de celulares e receptação de aparelhos roubados ou furtados.
Segundo a proposta, elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e com passagem também pela Casa Civil, é criada uma nova hipótese de furto qualificado, quando o crime for praticado em benefício de terceiro mediante pagamento ou como parte de um negócio.
O furto qualificado tem pena de 2 a 8 anos de prisão, e o furto simples tem pena de 1 a 4 anos. A diferença entre ambos é que, embora o segundo preveja a possibilidade de reclusão, na prática, principalmente para réus primários, é comum que a pena seja substituída por outras restritivas de direitos, como prestação de serviços à comunidade ou pagamento de cestas básicas.
Receptação qualificada
A proposta prevê ainda uma nova hipótese de receptação qualificada, com aumento de um terço a metade da pena quando o produto receptado for celular para ser vendido depois. A pessoa que for enquadrada nesta situação terá uma pena que pode chegar a 12 anos de prisão, enquanto a máxima é de 8 anos atualmente.
O projeto cria um tipo penal específico para quem “adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, tiver em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ofertar, prestar, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, bem relacionado ao aludido serviço”.
Ainda conforme o projeto, a pena para roubo de celular, que hoje é de 4 a 10 anos de prisão e pode ser aumentada em até dois terços em algumas situações, permanece igual. A diferença entre o roubo e o furto é que o primeiro é praticado mediante grave ameaça ou violência à pessoa.
O Ministério da Justiça aponta que o objetivo é desarticular quadrilhas que vivem desse tipo de crime e se soma a outra iniciativa, lançada em 2023, o app Celular Seguro, lançado em 2023.
Dados da pasta indicam que, atualmente, o aplicativo de segurança para furto e roubo de smartphones possui três milhões de usuários. Ele permite o bloqueio de smartphones em caso de roubo ou furto, impedindo o acesso de terceiros a informações pessoais e dados de contas bancárias.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



