Serviços no Amazonas têm desempenho negativo em maio

O volume de serviços no Amazonas teve variação de -1,6% em maio de 2025, enquanto a variação nacional ficou em 0,1%. No índice de comparação interanual, a variação ficou em 4,1%, levemente acimada variação nacional (3,6%). Na variação acumulada no ano, o mês de maio fechou em 1,8%, e a variação acumulada em 12 meses fechou em 8,0%. Os números são da Pesquisa Mensal de Serviços – PMS, divulgada hoje, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Variação mês/mês Anterior
O volume de serviços no Amazonas, em maio, teve a terceira variação negativa do ano e fechou o mês em -1,6%, enquanto a variação nacional ficou em 0,1%. Das 27 Unidades da Federação (UF), 17 apresentaram variações negativas.
As Unidades da Federação com os melhore resultados foram Tocantins (8,3%), Sergipe (7,3%) e Distrito Federal (6,7%), enquanto Rio Grande do Sul (-10,4%), Acre (-2,1%) e Roraima (-1,6%) tiveram os piores resultados. No ranking das Unidades da Federação com as maiores variações, o Amazonas ficou na 22ª posição.

Variação interanual
No índice de variação interanual que compara o mês corrente com o mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços no Amazonas teve variação de 4,1%, resultado superior à média nacional que ficou em 3,6%. A variação no Estado ficou 1,2 ponto percentual acima do registrado em abril (2,9%).
As Unidades da Federação que apresentaram as maiores variações no índice foram Roraima (12,3%), Maranhão (9,5%) e Paraíba (7,4%), enquanto Rio Grande do Sul (-9,2%), Tocantins (-5,7%) e Piauí (-1,5%) tiveram os piores resultados.

Variação acumulada no ano
No índice de variação acumulada no ano, o setor de serviços no Estado acumulou 1,8% de variação até maio, ficando abaixo da média nacional de 2,5%. O resultado foi um incremento em relação ao mês de abril, quando registrou 1,2% de variação, e colocou o Amazonas na 15ª posição do ranking nacional.
As UFs que tiveram a maior variação acumulada em volume de serviços foram Tocantins (8,3%), Sergipe (7,3%) e Distrito Federal (6,7%), enquanto Rio Grande do Sul (-10,4%), Acre (-2,1%) e Rondônia (-1,6%) tiveram os piores resultados do período.

Variação acumulada em 12 meses
No índice acumulado nos últimos 12 meses, o setor de serviços do Amazonas obteve a segunda maior variação acumulada do período e foi superado apenas por Sergipe, que registrou 9,2% de variação acumulada. O resultado não ficou distante das variações registradas nos meses anteriores, o Estado manteve, desde janeiro, resultados positivos no índice.
Além de Amazonas e Sergipe, Rio Grande do Norte (7,5%) também se destacou. Os Estados com as piores variações no índice foram Rio Grande do Sul (-10,8%), Mato Grosso (-8,0%) e Mato Grosso do Sul (-3,6%).

Média Móvel
A média móvel trimestral do volume de serviços, em maio de 2025, foi a quarta média móvel negativa do ano, ficando em –0,9%, uma redução considerável de 4,9 pontos percentuais em relação à média de abril, que chegou a 4,0%.

Variação das atividades turísticas
No índice de variação das atividades turísticas, o Amazonas, em maio, registrou 1,0% no índice que compara maio com o mês anterior. O resultado representou uma queda de 3,2 pontos percentuais em relação ao registrado no mês de abril, e colocou o Amazonas na 7ª posição dentre as Unidades da Federação com as maiores variações no índice.
No índice que compara o mês de maio com maio de 2024, o setor de serviços do Estado teve variação de 18,4%, um resultado superior aos já registrados no índice este ano. Com isso, o Estado teve o terceiro maior aumento no índice do país, atrás apenas de Rio Grande do Sul (49,8%) e Rio de Janeiro (22,2%).
No índice que mede a variação acumulada no ano, o resultado acumulado também foi positivo e superou os resultados anteriores no índice registrado pelo Estado no ano. A varação, de 11,2%, foi a segunda maior variação do país em maio, atrás apenas de Rio de Janeiro (15,4%).
No índice de variação acumulada em 12 meses, o resultado foi positivo, e também o maior já registrado pelo Estado no ano, mas insuficiente para destacar o Amazonas junto às outras Unidades da Federação, ficando na 7ª posição dentre as UFs.

(*) Com informações do IBGE

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



