Ipaam conclui campanha contra queimadas em Autazes e atende mais de mil alunos

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concluiu, nesta sexta-feira (1º/08), uma campanha de educação ambiental no município de Autazes (a 113 km de Manaus). A iniciativa atendeu 1.102 alunos, além de professores e moradores das comunidades locais, com palestras sobre os impactos das queimadas e do desmatamento ilegal.
A ação em Autazes foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Autazes e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Durante as atividades, foram abordados temas como riscos das queimadas para a saúde e o clima, alternativas sustentáveis de uso do solo e medidas de preservação ambiental.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destaca que essas atividades são realizadas de forma contínua, atendendo à determinação do governador Wilson Lima, e têm um papel essencial na prevenção.
“Desde janeiro, todos os meses temos levado palestras e atividades educativas aos municípios do interior. É um trabalho permanente que busca conscientizar crianças, jovens e comunidades inteiras sobre a importância de proteger nossas florestas”, contou o gestor.


A técnica ambiental da Gerência de Educação Ambiental (Geam), Fátima Melo, ressaltou que investir em educação ambiental é essencial para construir um futuro mais sustentável. “Levar informação às novas gerações é garantir que o futuro da floresta esteja em mãos mais conscientes e preparadas”, afirmou.
Segundo dados do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP/Ipaam), em 2024 foram registrados 336 focos de calor no município. No mesmo período de 2025 (de 1º de janeiro a 24 de julho), o número caiu de 37 para 9. Apesar da redução, o segundo semestre costuma concentrar a maioria dos casos.
Programação
As palestras começaram na segunda-feira (28/07), nas escolas municipais Alvina Cavalcante (comunidades Tupinambá e Vila do Sampaio) e Abel de Sena Mendonça (Estrada AZ2).
Na terça-feira (29/07), as atividades seguiram para a Escola Estadual Raymundo Sá, nos turnos da manhã, tarde e noite. Na quarta-feira (30/07), foi a vez da Escola Estadual Maria Emília (GM3). Na quinta-feira (31/07), as palestras ocorreram nas escolas estaduais Vidal Gomes de Melo e Pedro Santarém Penalber, ambas na sede do município.
Nesta sexta-feira (1º/08), a campanha encerrou a programação na Escola Estadual Zima Lira Cabral, no Distrito do Novo Céu, e na Escola Municipal Rosalina de Almeida, localizada no Ramal do km 53, zona rural de Autazes.
Denúncias
O Ipaam reforça que denúncias ambientais podem ser feitas à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) pelo WhatsApp (92) 98557-9454. As fiscalizações seguem sendo intensificadas para coibir práticas irregulares e proteger a biodiversidade do Amazonas.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



