Governo do Amazonas, por meio das Forças de Segurança, lança Operação Shamar para intensificar o combate à violência contra a mulher

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), da Polícia Civil (PC-AM) e da Polícia Militar (PMAM), lançou, na tarde desta sexta-feira (1º/08), a Operação Shamar, iniciativa que tem como objetivo fortalecer ações ostensivas, repressivas e preventivas no combate aos crimes praticados contra a mulher. A operação contará com o apoio de toda a rede de proteção à mulher, formada por órgãos das esferas estadual, municipal e federal, reafirmando o compromisso do Estado com a proteção e a garantia dos direitos das mulheres.
A operação, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), será realizada ao longo do mês de agosto.
A cerimônia de lançamento foi realizada em frente ao Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião, bairro Centro. Como marco simbólico de abertura da operação, a fachada do Teatro foi iluminada com luzes lilás, em alusão ao mês de agosto, período dedicado ao fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que esta data marca o início da Operação Shamar, palavra que, em hebraico, significa zelar, proteger e cuidar. Segundo ele, trata-se de uma ação integrada, coordenada pelo MJSP, com a participação de diversos órgãos de proteção às mulheres. “O papel da Polícia Civil será investigar todos os crimes que atentem contra a vida, a integridade física ou psíquica das mulheres no estado do Amazonas”, afirmou o delegado-geral.


A delegada Patrícia Leão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul, explicou que a operação será desenvolvida ao longo de todo o mês de agosto, em razão do aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos no dia 7 de agosto.
“O objetivo da operação é o enfrentamento da violência contra a mulher e do feminicídio. Trata-se também de uma campanha de prevenção, na qual vamos oferecer serviços às mulheres na delegacia. Estaremos com a carreta da Defensoria Pública e com a Justiça Itinerante, além de emitir carteiras de identidade (RG) para mulheres que precisarem”, destacou a delegada.
Esses serviços estarão disponíveis na sede da DECCM Centro-Sul, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, no bairro Parque Dez de Novembro. Haverá ainda distribuição de panfletos e realização de palestras em diversos municípios, já que a operação acontecerá em todo o estado do Amazonas.
A perita Sanmya Tiradentes, diretora do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) da SSP-AM, reforçou que a Secretaria de Segurança está empenhada em combater todas as formas de violência contra a mulher, seja ela moral, sexual ou física.


“Contamos com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o DPTC, órgão que dirijo. Realizaremos todos os tipos de exames periciais, incluindo corpo de delito, exames relacionados a crimes sexuais e qualquer outro tipo de perícia necessária”, afirmou Sanmya.
A tenente-coronel Adriana Sales informou que a Polícia Militar atuará na operação por meio da Ronda Maria da Penha, com sete equipes na capital e no interior, intensificando a fiscalização das medidas protetivas.
“Nossa meta é capacitar mais de 100 policiais militares em Iranduba e Guajará, onde também será implementado esse policiamento especializado. Em breve, as mulheres dessas localidades poderão contar com esse efetivo específico para sua proteção. A população pode colaborar com a operação fazendo denúncias. A partir delas, a PM é acionada e pode integrar nosso sistema de acompanhamento, fortalecendo a atuação da Ronda Maria da Penha”, concluiu.


As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais: (92) 98545-0808, disque-denúncia da DECCM Centro-Sul; 181, disque-denúncia da SSP-AM; 180 da Central de Atendimento à Mulher.
O registro de Boletim de Ocorrência (BO) pode ser realizado na delegacia mais próxima. Em Manaus, a PC-AM conta com três unidades da DECCM, localizadas nas zonas centro-sul, norte e sul. No interior do estado, o registro pode ser feito nas Delegacias Interativas de Polícia (DIP) ou nas Delegacias Especializadas de Polícia (DEP).

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



