Exposição “O Que Nos Toca” convida público a tocar obras de arte na CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) inaugura nesta segunda-feira (4), às 19h, a exposição “O Que Nos Toca”, da artista plástica Bety Alvarenga. Em cartaz na Galeria Espelho D’Água de 5 a 15 de agosto, a mostra rompe com o tradicional tabu de não tocar nas obras de arte e propõe uma experiência inclusiva, convidando o público a explorar esculturas tridimensionais por meio do tato.
A iniciativa é voltada especialmente para pessoas cegas ou com baixa visão, mas também desafia quem enxerga a vivenciar a arte de forma sensorial. Para isso, serão oferecidos tapa-olhos, permitindo que o público se coloque em uma posição de empatia com pessoas com deficiência visual.
Obras táteis e recriações de clássicos
A exposição reúne 15 peças tridimensionais que recriam obras de artistas consagrados, como Michelangelo, Van Gogh, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral. Bety Alvarenga, adepta da técnica conhecida como “arte francesa”, utilizou materiais como papel, tecidos, algodão, tinta e até um brinco de pérola para criar relevos e texturas que guiam as mãos e estimulam a imaginação.
Solenidade de abertura e mediação especializada
A cerimônia de abertura contará com a presença da artista Bety Alvarenga, da curadora Tatiana Reis, da idealizadora Virshna Cunha e da presidente do Conselho Curador de Cultura da CLDF, Jane Marrocos, além de outras autoridades e convidados.
Durante o período de visitação — de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h —, o público terá apoio de mediação educativa especializada. Escolas e instituições podem agendar visitas pelo telefone (61) 99988-9054.
Compromisso com inclusão cultural
O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou o caráter transformador da exposição: “Durante a exposição, a Galeria Espelho d’Água será o espaço onde a arte pode ser sentida com as mãos, com o coração e com a empatia que transforma realidades.”
A mostra reforça o compromisso do Legislativo distrital com a acessibilidade, a inclusão social e o acesso democrático à cultura.
Exposição paralela com acessibilidade tátil
Paralelamente, segue em cartaz na CLDF a exposição fotográfica “Cuba e a Religião”, da jornalista Claudia Godoy, com 30 imagens sobre manifestações de fé em Cuba. As fotos também possuem impressão em relevo, permitindo a percepção tátil das cenas.
Serviço: Exposição “O Que Nos Toca”
- Onde: Galeria Espelho D’Água – Câmara Legislativa do DF
- Quando: 5 a 15 de agosto de 2025 (exceto finais de semana), das 9h às 17h
- Entrada: gratuita e aberta a todos os públicos

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



