Mostra suíço-brasileira leva arte e ciência amazônica à Pinacoteca do Palacete Provincial

A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade” está aberta ao público em Manaus, na Pinacoteca do Palacete Provincial, localizada na Praça Heliodoro Balbi, Centro. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até o dia 14 de setembro de 2025.
A iniciativa celebra a parceria entre a Suíça e o Brasil, com foco na valorização da arte, da ciência e da sustentabilidade na região amazônica. Com ilustrações raras, aquarelas e painéis interativos, a exposição convida o público a explorar a biodiversidade e a história da Amazônia a partir de um olhar artístico e científico.
No espaço expositivo, as cores e formas revelam a riqueza da fauna e da flora da região. Estão reunidas gravuras e ilustrações de mais de 300 espécies de aves, resultado de expedições científicas realizadas desde o século XIX.
Para o cônsul honorário da Suíça em Manaus, Duno Gerber, a exposição cumpre um papel de mediação entre o conhecimento científico e o público em geral.
“Essa exposição é um ponto de conexão entre o conhecimento científico e o conhecimento público entre a Suíça e o Brasil, o passado e o futuro, a ciência e a arte.”
A exposição já percorreu outras capitais brasileiras e chega a Manaus como parte do programa NexBio Amazônia 2025, uma iniciativa que antecipa debates e busca soluções sustentáveis para a Amazônia, em sintonia com eventos internacionais voltados ao meio ambiente.
Durante a visita, os participantes embarcam em uma verdadeira viagem no tempo. A mostra reúne parte de um dos mais relevantes registros da fauna amazônica. Muitas das espécies retratadas já não existem na natureza, devido ao avanço do tempo e da degradação ambiental.
“As pinturas foram feitas na segunda metade do século XIX pelo naturalista suíço Emilio Goethe. Ele pintou 337 aves e vestiu como catálogo das aves existentes na Amazônia. Uma parte dessas aves infelizmente já está extinta”, explicou o cônsul Duno Gerber.
A experiência tem encantado visitantes de diferentes lugares. Mariane Lindner, servidora pública que está em Manaus pela primeira vez, se emocionou com o conteúdo da mostra:
“Eu acho a diversidade de animais, principalmente os pássaros, são muitas espécies diferentes que estou adorando, estou achando lindas. As gravuras são lindas, os animais são lindos, estou achando maravilhosa a exposição.”
A exposição é promovida pela Embaixada da Suíça no Brasil e pelo Consulado-Geral da Suíça no Rio de Janeiro. O evento marca a etapa final do programa nexBio Amazônia 2025, voltado à cocriação de soluções sustentáveis no campo da bioeconomia.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



