Mostra suíço-brasileira leva arte e ciência amazônica à Pinacoteca do Palacete Provincial

Mostra suíço-brasileira leva arte e ciência amazônica à Pinacoteca do Palacete Provincial

A exposição “O Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade” está aberta ao público em Manaus, na Pinacoteca do Palacete Provincial, localizada na Praça Heliodoro Balbi, Centro. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada até o dia 14 de setembro de 2025.

A iniciativa celebra a parceria entre a Suíça e o Brasil, com foco na valorização da arte, da ciência e da sustentabilidade na região amazônica. Com ilustrações raras, aquarelas e painéis interativos, a exposição convida o público a explorar a biodiversidade e a história da Amazônia a partir de um olhar artístico e científico.

No espaço expositivo, as cores e formas revelam a riqueza da fauna e da flora da região. Estão reunidas gravuras e ilustrações de mais de 300 espécies de aves, resultado de expedições científicas realizadas desde o século XIX.

Para o cônsul honorário da Suíça em Manaus, Duno Gerber, a exposição cumpre um papel de mediação entre o conhecimento científico e o público em geral.

“Essa exposição é um ponto de conexão entre o conhecimento científico e o conhecimento público entre a Suíça e o Brasil, o passado e o futuro, a ciência e a arte.”

A exposição já percorreu outras capitais brasileiras e chega a Manaus como parte do programa NexBio Amazônia 2025, uma iniciativa que antecipa debates e busca soluções sustentáveis para a Amazônia, em sintonia com eventos internacionais voltados ao meio ambiente.

Durante a visita, os participantes embarcam em uma verdadeira viagem no tempo. A mostra reúne parte de um dos mais relevantes registros da fauna amazônica. Muitas das espécies retratadas já não existem na natureza, devido ao avanço do tempo e da degradação ambiental.

“As pinturas foram feitas na segunda metade do século XIX pelo naturalista suíço Emilio Goethe. Ele pintou 337 aves e vestiu como catálogo das aves existentes na Amazônia. Uma parte dessas aves infelizmente já está extinta”, explicou o cônsul Duno Gerber.

A experiência tem encantado visitantes de diferentes lugares. Mariane Lindner, servidora pública que está em Manaus pela primeira vez, se emocionou com o conteúdo da mostra:

“Eu acho a diversidade de animais, principalmente os pássaros, são muitas espécies diferentes que estou adorando, estou achando lindas. As gravuras são lindas, os animais são lindos, estou achando maravilhosa a exposição.”

A exposição é promovida pela Embaixada da Suíça no Brasil e pelo Consulado-Geral da Suíça no Rio de Janeiro. O evento marca a etapa final do programa nexBio Amazônia 2025, voltado à cocriação de soluções sustentáveis no campo da bioeconomia.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *