Amazonas reforça segurança com 244 novas viaturas equipadas com tecnologia de ponta; confira

Amazonas reforça segurança com 244 novas viaturas equipadas com tecnologia de ponta; confira

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima entregou nesta terça-feira (12) 244 novas viaturas para as forças de segurança do Amazonas, marcando a segunda grande distribuição de veículos em menos de 30 dias pelo programa Amazonas Mais Seguro.

Desse total, 168 unidades serão destinadas ao interior do estado, enquanto as demais reforçarão o policiamento na capital, incluindo áreas como Cidade Centro, Vieiralves e zona Leste.

Amazonas integra tecnologia avançada no combate ao crime

As viaturas estão equipadas com o Sistema Paredão, uma ferramenta integrada de videomonitoramento que realiza leitura de placas para identificar veículos roubados ou furtados, reconhecimento facial para localizar criminosos com mandados de prisão e compartilhamento instantâneo de dados com outras viaturas e motos policiais.

Segundo o governo, apenas o Amazonas dispõe dessa tecnologia atualmente. Desde a primeira entrega, em 21 de julho, o sistema já recuperou 17 veículos que seriam roubados ou furtados.

Foco no interior e áreas críticas de Manaus

A distribuição priorizou regiões com altos índices de criminalidade:

  • Interior: 168 viaturas para municípios estratégicos;
  • Capital: 76 viaturas, com câmeras adicionais instaladas na Zona Leste para identificar foragidos.

Durante a coletiva, o governador do Amazonas Wilson Lima destacou: “Onde houver ameaça, o Estado estará presente. Onde houver crime, atuaremos de forma pesada”.

(Foto: Elias Fonseca / Portal Tucumã)

Esta é a segunda etapa do Amazonas Mais Seguro, que já havia entregado 300 viaturas em julho, 220 delas com o Sistema Paredão. A iniciativa visa modernizar a segurança pública e reduzir os índices de violência no estado.

Mais atualizações sobre a operação das viaturas serão divulgadas em breve.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *