Governo do Amazonas reforça segurança pública com novas viaturas equipadas com tecnologia de monitoramento

Governo do Amazonas reforça segurança pública com novas viaturas equipadas com tecnologia de monitoramento

O governador Wilson Lima realizou, nesta terça-feira (12/08), a segunda grande entrega de viaturas integradas ao Sistema Paredão, com 252 veículos repassados à Polícia Civil (PC-AM) e à Polícia Militar (PMAM). A medida reforça a atuação policial tanto na capital quanto nos municípios do interior.

“Com a entrega que estamos fazendo, estamos zerando a renovação de frota das nossas polícias especializadas, Rocam, COE e Polícia Ambiental, a maioria delas com tecnologia embarcada para fazer a identificação de, sobretudo, veículos roubados ou furtados na capital e levados para o interior. É claro que no momento que damos melhores condições de trabalho para o policial, ele também consegue dar uma resposta muito mais efetiva para a população”, afirmou o governador Wilson Lima.

Do total, 142 viaturas serão destinadas à Polícia Militar e 110 picapes à Polícia Civil e à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Das viaturas da PM, 123 seguem para o interior. Desde a implantação do Sistema Paredão, que conta com câmeras acopladas para leitura automática de placas e transmissão de imagens em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), 17 veículos com restrições de roubo ou furto foram recuperados. No último fim de semana (09 e 10/08), a capital registrou mais de 48 horas sem ocorrências desse tipo de crime.

Segundo dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), entre janeiro e julho de 2025, o Amazonas registrou redução de 30% nos crimes de roubo de veículos, em comparação ao mesmo período de 2024. O Estado ocupa a 15ª posição no ranking nacional e o 6º lugar entre as unidades da Região Norte.

O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, destacou que a distribuição ao interior integra uma estratégia para equilibrar as condições de trabalho em todo o Estado. “A maioria vai para o interior para recompor a nossa frota, levando tecnologia para fazer o mesmo atendimento que é feito no capital; então é uma entrega importante que vem fortalecer mais uma vez o sistema de segurança”, disse.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, Klinger Paiva, o reforço amplia ações implementadas ao longo do ano. “Este ano já encaminhamos o reforço de efetivo com os mil soldados, que formaram no ano passado. Então, uma parte deles já foram para os municípios do interior e, agora, estamos renovando com as viaturas. Mais equipamento, mais segurança para a população do interior. As equipes do Policiamento Especializado também estão renovando, recebendo viaturas novas com equipamento e tecnologia embarcada atualizada, recente, moderna”, afirmou.

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Guilherme Torres, ressaltou que o investimento vai intensificar operações em todo o Estado. “Nós temos feito um trabalho muito duro na capital e no interior, com apreensão recorde de entorpecentes. Essas viaturas vêm para reforçar o nosso policiamento. Acreditamos que vamos dar um resultado muito melhor do que já temos dado”.

No município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), o comandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, major Júlio, disse que o reforço terá impacto direto no policiamento. “Essas novas viaturas vão intensificar o maior policiamento na cidade de Iranduba, principalmente, pela tecnologia embarcada que está vindo. A gente vai poder fazer abordagem em viaturas com restrição de roubo, furto e outro tipo de restrição. E com certeza vai contribuir muito para o policiamento da cidade”.

Esta é a terceira entrega de veículos realizada pelo governo do Amazonas em 2025. Em 21 de julho, foram repassadas 369 viaturas às forças de segurança e, em maio, 100 motocicletas BMW F900cc reforçaram a frota da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam). Ao todo, já foram incorporadas 721 viaturas de duas e quatro rodas neste ano.

O investimento integra o programa Amazonas Mais Seguro, que desde 2019 já destinou mais de R$ 457 milhões à compra de veículos, equipamentos e tecnologias para as forças de segurança.

*Com informações da repórter Érica Oliveira e Agência Amazonas

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *