Avô, pai e tio são presos por crimes sexuais contra crianças no AM

Avô, pai e tio são presos por crimes sexuais contra crianças no AM

Manaus (AM) – Três homens acusados de crimes sexuais contra crianças e adolescentes foram presos na última quinta-feira (21) com quatro mandados de prisão e um de busca e apreensão nos Bairros Novo Aleixo e Santa Etelvina, na zona norte de Manaus e no bairro Alvorada, na zona oeste.

A ação foi realizada na Operação Escudo, coordenada pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

Avô abusa sexualmente de netas em Tapauá

De acordo com a delegada Mayara Magna, adjunta da Depca, em coletiva de imprensa, um dos casos foi a prisão de um homem de 73 anos, que estava foragido no município de Tapauá, a 449 quilômetros da capital amazonense.

Ele é acusado de abusar sexualmente as próprias netas, com idades entre 12 e 13 anos.

Os abusos teriam começado quando as vítimas tinham apenas 3 e 7 anos de idade. A prisão preventiva foi solicitada pela 64ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município e cumprida no Novo Aleixo.

“Grito de Socorro”: vítima pediu ajuda em rede social

Conforme relato das autoridades, a vítima, que era neta mais velha do avô, desesperada e com medo de que a família não acreditasse nela, fez um “grito de socorro” através de um perfil fake nas redes sociais.

Ela chegou a narrar os abusos sofridos e pediu ajuda, afirmando que sua infância era muito difícil e que chegou a pensar em suicídio. A jovem também sofria ameaças de morte.

O delegado do município, ao tomar conhecimento dos relatos, agiu com diligência e solicitou a prisão do avô à Depca. As investigações apontam para a possibilidade de que a própria mãe das crianças também possa ter sido vítima.

16 anos de prisão: Pai abusa e registra partes íntimas da filha e ainda devia pensão alimentícia

Outro caso grave é de um homem de 39 anos, preso no bairro Alvorada. Ele foi condenado a 16 anos de reclusão por abusar sexualmente da própria filha, que tinha 10 anos na época, em 2021.

Além dos abusos, o homem registrava imagens das partes íntimas da criança.

Ele foi apreendido em cumprimento à sentença condenatória e também por um mandado de prisão civil por dever pensão alimentícia à vítima.

Tio abusa de sobrinha no Santa Etelvina

A operação prendeu ainda um terceiro acusado, de 59 anos, no bairro Santa Etelvina. Ele foi condenado a 16 anos e 3 meses de prisão em regime fechado por abusar sexualmente de sua sobrinha.

Os crimes ocorreram quando a criança tinha entre 4 e 6 anos de idade.

Autoridades alertam e incentivam denúncias

Durante coletiva, as autoridades destacaram a importância da denúncia para combater os crimes. Durante a coletiva, foi mencionado um relatório da UNICEF que apontou o Amazonas como um dos estados com maior número de casos de abuso sexual entre 2022 e 2023.

A população pode fazer denúncias através dos canais Disque 100 ou 180, que garantem o anonimato.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *