Estados Unidos exige estudantes com redes sociais abertas para emitir visto

Mundo – O governo dos Estados Unidos da América (EUA) anunciou neste domingo (24) uma nova exigência para brasileiros e cidadãos de outras nacionalidades que solicitam vistos para estudar ou fazer intercâmbio no país.
A partir de agora, os candidatos ao documento das categorias F (estudantes acadêmicos e de idiomas), M (estudantes de cursos técnicos ou vocacionais) e J (intercâmbio cultural e acadêmico) devem fornecer acesso completo ao seu histórico nas redes sociais, que não pode estar com as configurações de privacidade no modo “privado”.
A informação foi divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio de publicação na rede social X (antigo Twitter).
Entenda o Funcionamento
No comunicado, a embaixada afirma que a medida é necessária para que sejam feitas todas as verificações necessárias de avaliar se o solicitante atende aos requisitos exigidos de entrada no território norte-americano. A justificativa é aumentar a transparência e garantir a segurança nacional nos processos de concessão.
Ao ter acesso a perfis públicos, os oficiais consulares podem cruzar informações fornecidas na aplicação do documento com o conteúdo compartilhado publicamente pelo candidato, buscando possíveis inconsistências ou indícios que possam impedir a concessão.
A embaixada destaca ainda a importância de os candidatos se prepararem com antecedência para cumprir a nova exigência, ajustando as configurações de privacidade de suas contas no Instagram, Facebook, X, TikTok, entre outras plataformas, para o modo “público” antes do processo de solicitação.
A medida reforça uma tendência já observada nos últimos anos, onde o Departamento de Estado norte-americano incluiu no formulário padrão de solicitação de vistos (DS-160) um campo para que os candidatos informem seus nomes de usuário em redes sociais.
Especialistas alertam para cuidados
Especialistas em direito imigratório alertam que os candidatos devem revisar cuidadosamente o conteúdo de suas redes sociais, assegurando que não haja publicações que possam ser mal interpretadas ou que contradigam informações fornecidas em seus formulários oficiais.
A decisão deve impactar milhares de brasileiros que planejam estudar nos Estados Unidos anualmente, tornando o processo de revisão de documentação ainda mais abrangente.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



