Governo Presente: SES-AM realiza mais de 1.900 atendimentos de saúde no Jorge Teixeira

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 1.967 atendimentos durante a 23ª edição do programa Governo Presente, realizada neste sábado (27/09), no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. A SES-AM levou para a ação consultas e exames de imagem e serviços da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Foram oferecidas consultas médicas presenciais com clínico geral e oftalmologista, além de atendimentos por Telessaúde nas especialidades de cardiologia, ortopedia e ginecologia. No local, os moradores também realizaram aferição de pressão arterial e testes glicêmicos na triagem para a consulta. Tiveram ainda acesso à Ouvidoria da SES-AM.
A Carreta de Saúde ofereceu exames de mamografia e ultrassonografia e, para ampliar o atendimento, os exames continuarão de segunda (29/09) a sexta-feira (03/10).
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca a importância da ação. “O Governo Presente ampliou o acesso da população aos serviços de saúde, com consultas médicas presenciais e por Telessaúde em várias especialidades, atendimento da ouvidoria e a Carreta da Saúde, que disponibiliza exames de imagem. Essa iniciativa aproxima ainda mais o cidadão dos serviços da SES-AM”, afirmou.

A primeira a ser atendida para o exame de oftalmologia, Onete da Silva, de 75 anos, buscava o diagnóstico de catarata, doença que ela já vem sentindo os sintomas há alguns anos. Ela conta que já saiu da consulta com o encaminhamento para a cirurgia. ”Já tem uns anos que venho sentindo minha visão embaçada, o que atrapalha muito meu trabalho de costureira. Agora já estou saindo com a minha cirurgia encaminhada, estou muito satisfeita”, disse.
Quem também aproveitou esta edição do Governo Presente para buscar atendimento por Telessaúde foi a doméstica Érida Façanha, de 39 anos. Ela conta que aguardava uma consulta com o cardiologista e conseguiu o atendimento de forma rápida durante a ação. “Fui muito bem atendida, o médico foi ótimo. Já agendei, pelo Sisreg, os exames que ele solicitou e agora só vou aguardar a confirmação da data para realizar e retornar com os resultados”, afirmou.
Balanço
Nas consultas em especialidades médicas, foram registradas 102 em oftalmologia, 50 com clínico geral, 20 em ortopedia, 19 em ginecologia e 14 em cardiologia, totalizando 205 atendimentos. Além disso, foram realizados 978 atendimentos pelo Sistema de Regulação e 61 pela Ouvidoria. Na área de triagem, foram realizados 206 procedimentos de aferição de pressão arterial e 206 testes de glicemia, somando 412 atendimentos.
Carreta da Saúde

A Carreta da Saúde realizou 86 exames de imagem, sendo 60 ultrassonografias e 26 mamografias. A unidade móvel da SES-AM também permanece na região com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A meta é realizar 1.210 exames de imagem no período.
Além das mamografias, são oferecidos exames de ultrassonografia do abdômen total e superior, tireóide, mama, próstata (via abdominal), aparelho urinário, obstétricos, transvaginais e pélvicos. Para a realização dos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico. Mulheres a partir de 40 anos não precisam de encaminhamento.
A diarista Osvaldina dos Santos, de 60 anos, precisava realizar quatro ultrassonografias para o acompanhamento pós-cirúrgico, e aguardava há quase dois meses pelo atendimento. “Essa ação é maravilhosa, porque nos dá acesso mais rápido aos serviços de saúde. Eu só tenho a agradecer ao Governo por promover esse tipo de atendimento e incentivar cuidados com a nossa saúde”, disse.

Vigilância em Saúde
A FVS-RCP promoveu ações de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante a edição.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa reforça o compromisso com a saúde da população. “Nosso objetivo é fortalecer a prevenção, oportunizando que seja contínua e acessível a todos”, destacou.
No total, foram realizados 161 atendimentos na triagem e 644 testes rápidos para detecção de HIV, hepatites C e D, e sífilis. Também houve a distribuição de insumos estratégicos, sendo 13.824 preservativos externos, 700 preservativos internos, 4.000 géis lubrificantes e 240 autotestes.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



