Seas inicia distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade em unidades do Prato Cheio

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), deu início, nesta segunda-feira (13/10), à distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social que frequentam as unidades do programa Prato Cheio, em Manaus.
A ação começou pelo Restaurante Popular do bairro Alvorada e pela Cozinha Popular do Bairro da União, e faz parte do Programa Dignidade Menstrual, iniciativa pioneira no combate à pobreza menstrual no estado. Cada unidade do Prato Cheio na capital vai receber 200 kits de absorventes, que serão entregues às usuárias que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo programa.
A distribuição será estendida para o interior do Amazonas, alcançando as 26 unidades do Prato Cheio presentes nos municípios, com previsão de continuidade até o final de outubro.
De acordo com a secretária executiva adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan) da Seas, Lane Edwards, a iniciativa representa um avanço importante na promoção da saúde e da dignidade feminina.
“É importante garantir que esse direito chegue a todas as mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente nos municípios mais distantes do Amazonas. É um passo fundamental no combate à pobreza menstrual. Assim, o programa cumpre seu papel de promover dignidade e inclusão”, destacou Lane Edwards.
AADESAM é parceira do programa Prato Cheio
A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM) é parceira da Seas na execução do Programa Prato Cheio, contribuindo para o gerenciamento das unidades e para o fortalecimento das ações voltadas à segurança alimentar e nutricional no Amazonas.
Por meio dessa parceria, a AADESAM apoia iniciativas que ampliam o alcance do programa e garantem atendimento humanizado à população em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e o bem-estar dos amazonenses.
Critérios e público atendido
Podem receber os absorventes meninas e mulheres de 12 a 50 anos, cadastradas no Cadastro Único e em situação de vulnerabilidade social. Além da distribuição, as ações nas unidades do Prato Cheio também incluem momentos de orientação e diálogo sobre saúde menstrual e autocuidado, reforçando o caráter educativo do programa.
Sobre o Prato Cheio
Com 44 unidades no Amazonas – sendo 18 na capital e 26 no interior –, o Prato Cheio é uma das principais políticas públicas de segurança alimentar do estado. O programa oferece refeições nutritivas e acessíveis à população em vulnerabilidade social.
Os Restaurantes Populares funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, e as Cozinhas Populares distribuem 1 litro de sopa gratuita por pessoa, de segunda a sábado, no mesmo horário.
Além da alimentação, diversas unidades promovem ações educativas, como palestras sobre saúde e qualidade de vida, cursos de qualificação e empreendedorismo, e mantêm o Cantinho da Leitura, espaço que estimula o acesso à cultura e ao conhecimento.
Dignidade Menstrual: mais saúde e inclusão
Criado em 2021 pelo Governo do Amazonas, o Programa Dignidade Menstrual tem como objetivo garantir o acesso gratuito a absorventes para meninas e mulheres que menstruam e vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. A iniciativa é coordenada pela Seas, em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Seduc), e reforça o compromisso do Estado em promover equidade, saúde e dignidade para todas.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



