Bebê de amazonense é encontrado vivo dentro do caixão após ter sido dado como morto

Brasil – Um caso que mistura espanto, comoção e indignação chocou os moradores de Rio Branco (AC) neste sábado (25). Um bebê prematuro, filho de uma amazonense, foi encontrado vivo dentro do caixão durante o próprio velório, cerca de 12 horas após ter sido declarado morto por médicos da Maternidade Bárbara Heliodora.
O recém-nascido, identificado como José Pedro, é filho de Sabrina Souza da Costa, moradora do município de Pauini, no interior do Amazonas — localizado a 923 quilômetros de Manaus. A jovem havia viajado ao Acre para tratamento médico e precisou passar por um parto induzido, após um quadro de sangramento grave. O bebê nasceu na noite de sexta-feira (24), com apenas cinco meses de gestação, pesando cerca de 520 gramas.
De acordo com a família, o hospital informou que a criança havia nascido sem vida, vítima de hipóxia intrauterina — falta de oxigênio durante a gestação. O corpo foi então encaminhado ao necrotério e preparado para o velório.
Porém, durante a cerimônia fúnebre na manhã deste sábado, familiares ouviram um choro vindo de dentro do caixão. Em desespero, abriram o pequeno esquife e perceberam que o bebê estava respirando e se movendo. “Pedi para abrirem o caixão e ele estava chorando. Isso é muita negligência, queremos justiça”, relatou a tia do recém-nascido, Maria Aparecida.
Imediatamente, a família correu com José Pedro de volta à maternidade, onde o bebê foi reanimado e encaminhado à UTI neonatal. Segundo a médica pediatra neonatologista Mariana Collodetti, que assumiu o atendimento, o quadro é de prematuridade extrema e o estado de saúde do bebê é gravíssimo, porém estável.
“Ele foi intubado e está recebendo todo o suporte necessário: medicações, incubadora e monitoramento contínuo. É uma situação crítica, mas estamos fazendo tudo o que é possível”, explicou a médica em coletiva de imprensa.
A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) afirmou, em nota, que todos os protocolos de reanimação foram seguidos após o parto e que instaurou uma investigação interna para apurar as circunstâncias da declaração de óbito. O caso também é acompanhado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Acre (MP-AC).
O tenente Israel, da Polícia Militar, confirmou que a equipe que havia atestado a morte do bebê não estava na maternidade no momento em que o caso foi descoberto. “Foi lavrado boletim de ocorrência, e a investigação vai determinar se houve negligência por parte da equipe médica”, afirmou.
Enquanto o caso é investigado, a família de José Pedro, ainda abalada, aguarda por notícias de melhora do bebê. A mãe, Sabrina, segue internada sob acompanhamento médico.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



