Brazil Potash anuncia pré-venda de 91% da sua futura produção de potássio em Autazes

Brazil Potash anuncia pré-venda de 91% da sua futura produção de potássio em Autazes

– O Acordo final de fornecimento do potássio para a Kimia Solutions, líder nacional em distribuição de fertilizantes, abre caminho para a obtenção de financiamento para construção do Projeto Potássio Autazes.
– Este é o terceiro grande acordo vinculante “take-or-pay” após contratos com as empresas Keytrade e AMAGGI.
• Esta pré-venda engloba contratos de 10 a 17 anos de vigência, garantindo mais de 2 milhões de toneladas em vendas anuais.
MANAUS, Brasil – 28 de outubro de 2025 — A Brazil Potash Corp. (NYSE American: GRO e BVMF: GROP31), empresa de produção e desenvolvimento mineral de fertilizante que conduz o Projeto Potássio Autazes, anunciou hoje a assinatura de seu terceiro e último acordo comercial definitivo de fornecimento entre a Potássio do Brasil Ltda., subsidiária integral da Companhia, e a Kimia Solutions Ltda. (“Kimia”), integrante do grupo Bulkfertz, empresa brasileira de comercialização e distribuição de fertilizantes fundada em 1978 por Nelson Moreno.

O acordo vinculante estabelece um compromisso de 10 anos no modelo take-or-pay, pelo qual a Kimia se compromete a comprar até 704 mil toneladas anuais de potássio do Projeto Potássio Autazes, a preços de mercado.

“Este acordo com a Kimia representa um impulso comercial excepcional, com os três grandes contratos take-or-pay concluídos conforme o planejado, garantindo pré-vendas de mais de dois milhões de toneladas anuais de produção por até 17 anos”, afirmou Matt Simpson, CEO da Brazil Potash. “Alcançar cerca de 91% da capacidade contratada nos posiciona para avançar nas discussões de financiamento, sabendo que temos parceiros brasileiros líderes comprometidos em adquirir ou distribuir diretamente nosso potássio.”

“Este compromisso com a Brazil Potash representa uma oportunidade transformadora para a agricultura brasileira e está totalmente alinhado à nossa missão de fortalecer a parceria com as cadeias nacionais de fornecimento de fertilizantes”, disse Elie Cohen, CEO da Kimia Solutions. “Como parte do Grupo Bulkfertz, possuímos infraestrutura de distribuição e relacionamentos de mercado que asseguram que este potássio produzido no Brasil chegue aos agricultores de maneira eficiente e econômica em todo o país.”

“O acordo não apenas amplia nosso portfólio de produtos, mas também apoia o objetivo estratégico do Brasil de reduzir a dependência de importações, oferecendo à nossa cadeia agrícola uma fonte confiável e competitiva deste nutriente essencial”, acrescentou Nelson Moreno, sócio da Kimia Solutions e fundador do Grupo Bulkfertz.

Principais termos do acordo
• Compromisso de volume: a Kimia se comprometeu a comprar entre 23% e 32% da produção anual de potássio da Brazil Potash, com um máximo de 704 mil toneladas por ano, em regime take-or-pay.

• Duração do contrato: o acordo tem validade de 10 anos, alinhado às exigências de financiamento do projeto, garantindo visibilidade e estabilidade de receita de longo prazo.

• Escalonamento da produção: as obrigações da Kimia terão início com o começo da produção e crescerão proporcionalmente durante o período de aumento até atingir a capacidade total.

• Flexibilidade estratégica: o acordo permite que a Brazil Potash ceda direitos de pagamentos futuros a instituições financeiras para fins de financiamento do projeto.
Avanço da estratégia comercial
O acordo com a Kimia oferece forte visibilidade de receita, essencial para o financiamento da construção, e comprova a forte demanda de mercado pelo potássio produzido no Brasil. A produção remanescente será destinada a vendas à vista, permitindo capturar prêmios de mercado, compensar paradas de manutenção e variações produtivas.
Este marco comercial segue-se ao Memorando de Entendimento (MOU) recentemente assinado com a Fictor Energia, que prevê aproximadamente US$ 200 milhões em financiamento para construção de linhas de transmissão e um investimento de US$ 20 milhões em capital próprio. Juntas, essas parcerias reduzem significativamente os riscos comerciais e de infraestrutura do Projeto Potássio Autazes.

Sobre a Kimia Solutions
A Kimia Solutions nasceu da trajetória da Bulkfertz, iniciada em 1978 com foco no futuro. Em 2024, a Bulkfertz vendeu mais de dois milhões de toneladas de fertilizantes para mais de 150 clientes espalhados pelo Brasil. A empresa conta com uma equipe altamente qualificada, representando grandes fabricantes internacionais de matérias-primas para a indústria de fertilizantes e atendendo aos principais players do mercado brasileiro.
Sobre a Brazil Potash

A Brazil Potash (NYSE American: GRO) (www.brazilpotash.com) está desenvolvendo o Projeto Autazes para fornecer fertilizantes sustentáveis a um dos maiores exportadores agrícolas do mundo. O Brasil é fundamental para a segurança alimentar global, pois possui uma das maiores quantidades de água doce, terras aráveis e um clima ideal para o cultivo durante todo o ano, mas é vulnerável, pois importou mais de 95% de seu fertilizante potássico em 2021, apesar de possuir o que se prevê ser uma das maiores bacias de potássio não desenvolvidas do mundo em seu próprio território. O potássio produzido será transportado principalmente por barcaças fluviais de baixo custo em um sistema fluvial interior em parceria com a Amaggi (www.amaggi.com.br), uma das maiores produtoras e operadoras logísticas de produtos agrícolas do Brasil. Com uma produção anual inicial planejada de até 2,4 milhões de toneladas por ano, a administração da Brazil Potash acredita que ela poderia potencialmente suprir aproximadamente 20% da demanda atual de potássio no Brasil. A administração prevê que 100% da produção da Brazil Potash será vendida internamente para reduzir a dependência do Brasil das importações de potássio e, ao mesmo tempo, mitigar aproximadamente 1,4 milhão de toneladas por ano de emissões de GEE.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *