Amazonas anuncia investimento para turbinar Ciência, Tecnologia e Inovação

Manaus (AM) – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), anunciou nesta quinta-feira (30) um investimento de R$ 7,5 milhões em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
O pacote de recursos será destinado ao lançamento de três novos programas estratégicos para o desenvolvimento econômico e científico do estado.
O anúncio foi feito durante cerimônia que reuniu representantes de instituições de ensino, pesquisa, setor empresarial e, de forma destacada, estudantes e professores da educação básica, muitos deles medalhistas em olimpíadas científicas internacionais.
Os três novos programas são:
- Programa Centelha 3: Focado no estímulo ao empreendedorismo inovador e na criação de empresas de base tecnológica, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
- Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada: Voltado para os setores de comércio, serviços e turismo, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM).
- Programa de Apoio à Participação em Olimpíadas Científicas: Destinado a equipes da educação básica, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).
Investimento Histórico e Compromisso com a CT&I
Em seu discurso, a diretora-presidente da Fapeam, Dr.ª Márcia Perales, detalhou o compromisso do governo com a área.
“De 2019 a 2025, a Fapeam consome investimentos históricos de mais de R$ 885 milhões investidos em pesquisa, inovação e formação de recursos humanos. Desse valor, 97,3% são oriundos do recurso do Estado do Amazonas, do nosso tesouro estadual”, afirmou.
Ela destacou que, neste período, foram lançadas 184 chamadas públicas, sendo 86 inéditas, com mais de 25 mil projetos submetidos. Perales também enfatizou o reconhecimento internacional
“Em 2023, a Fapeam foi reconhecida pela OCDE como a quinta agência do mundo que mais investe em pesquisa sobre a Amazônia”. disse.
Parcerias Estratégicas
As autoridades presentes reforçaram a importância das parcerias para o sucesso das iniciativas.
- Arlete Mendoza, secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, agradeceu a parceria com a Fapeam e do governo do estado, ressaltando que todo o sucesso depende da disposição da valorização da pesquisa.
- Galil Maia, representante da Finep, celebrou a parceria no Programa Centelha, classificando o Amazonas como um dos primeiros estados a adotar o projeto, e lembrando casos de sucesso, como o “aerobarco”, um barco voador que começou como uma ideia no programa.
- Adelson Frota, presidente da Fecomércio-AM, enalteceu o trabalho inovador da Fapeam e justificou a participação do setor, sendo um papel importante para a economia disse, citando que o setor é responsável por 54% da arrecadação do ICMS e por mais de 70% da mão de obra no estado.
Estudantes Medalhistas como Inspiração
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem aos estudantes da educação básica que conquistaram medalhas em olimpíadas científicas internacionais, como as realizadas na Tailândia e no Japão.
O governador do estado Wilson Lima (União Brasil), esteve presente também na cerimônia, para realizar o anúncio do lançamento oficial dos editais dos novos programas, marcando o início desta nova fase de investimentos em CT&I no Amazonas.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



