Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam na capital e interior

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Gestão Escolar (Degesc) e da Gerência de Avaliação da Aprendizagem e Desempenho (Gaade), deu início à aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) 2025. A aplicação das avaliações segue até o dia 19 de novembro, na capital e no interior do estado.
Criado no ano de 2008, a avaliação é destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de avaliar o desempenho educacional dos estudantes da rede pública de ensino de todo o Amazonas, incluindo as redes municipais de ensino. Este ano, mais de 55,7 mil alunos estão aptos a participar da avaliação. Desse total, 11.969 são alunos da rede estadual e 43.829 das redes municipais.
A avaliação é aplicada em duas partes, em dois dias diferentes, de acordo com o agendamento de cada escola, onde o primeiro dia é para Língua Portuguesa e o segundo dia para Matemática. Pela primeira vez, o Sadeam contou, neste ano de 2025, com um questionário socioeconômico para os pais e responsáveis dos estudantes.
Sadeam como instrumento
O resultado das provas do Sadeam compõe um dos cinco itens de condicionalidades para que os entes federados possam concorrer a receber os recursos da complementação Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O sistema de avaliação serve, também, como base para o planejamento pedagógico; e contribui para a composição do Índice de Desempenho Educacional do Amazonas (Ideam) e da Distribuição de Rateio do ICMS Educação (DREI).
Sadeam na EE Getúlio Vargas
Na capital, uma das escolas a aplicar as provas, na segunda-feira (10/11), foi a Escola Estadual Getúlio Vargas, localizada no bairro São Francisco, zona sul de Manaus.
Com duas turmas de 2º ano, a escola atingiu a marca de praticamente 100% de comparecimento dos alunos selecionados para fazer a prova. Segundo a professora de Língua Portuguesa e Matemática, Rondônia Cariolando, o feito foi um trabalho em conjunto entre a escola e os responsáveis.

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Trabalhamos todos os dias sobre a importância de não faltar, de ir para a escola e cobrar isso dos pais. Sempre falando para os estudantes prestarem atenção nas aulas, na explicação, focar em tudo que estava sendo passado para eles”, explicou a professora.
Um dos alunos que já passou pela avaliação foi o estudante Davi D’Angeles, de 7 anos. Mesmo tão jovem, o aluno já sabe a importância da avaliação e contou que prestou bastante atenção nas aulas para realizar a prova da melhor forma possível.
“Hoje foi de Português e amanhã é de matemática, então todo mundo que estuda não pode faltar a prova. Eu estudei matérias sobre substantivo próprio e essas coisas”, contou o aluno.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



