Escola reforça cuidado emocional no pós-pandemia e mostra que acolhimento potencializa o aprendizado acadêmico

Manaus (AM) – Quatro anos após a pandemia, especialistas brasileiros ainda observam impactos significativos no comportamento e na saúde emocional das crianças. Pesquisas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (2023) apontam que 53% das escolas registram aumento de ansiedade e dificuldade de convivência no retorno às rotinas. Outro levantamento da Fiocruz (2022) identificou mudanças de humor, irritabilidade e desafios de socialização entre crianças pequenas como efeitos prolongados do isolamento. Embora mais brandos, esses reflexos permanecem no cotidiano escolar e reforçam a necessidade de práticas permanentes que considerem a criança em sua integralidade.
Em Manaus, a Escola Mundo do Saber se destaca ao desenvolver um projeto pedagógico que integra, de forma estruturada, o trabalho socioemocional, socioambiental e um ensino acadêmico consistente desde a Educação Infantil. A instituição defende que o acolhimento não substitui o conteúdo, ele amplia a aprendizagem. Quando a criança está segura, valorizada e feliz, ela se abre ao novo, desenvolve autonomia, participa mais ativamente das experiências e avança com maior profundidade.
A diretora geral da escola, Jeane Lima, reforça que não deixa o conteúdo de lado em nenhum momento do aprendizado. “O Mundo do Saber consegue conciliar o acadêmico e o emocional, porque entendemos que quando existe acolhimento, a criança se expande. Ela está segura, está feliz, e isso a abre para aprender com mais amplitude. Temos um ensino forte, estruturado e intencional, mas não nos permitimos esquecer do socioemocional, do socioambiental e do social. Esse equilíbrio é o que faz a diferença”, destaca.
O acolhimento, portanto, não é finalidade, é caminho. Na prática, a escola organiza rotinas que fazem cada criança se sentir vista e amparada, desde a chegada até o acompanhamento com professoras, coordenação e psicologia. Atividades semanais fortalecem empatia e autorregulação, enquanto projetos como desfralde, alimentação saudável, hortinha, cultura maker e ações de colaboração estimulam autonomia e pertencimento. O currículo inclui ainda aulas de inglês, robótica e práticas que desenvolvem criatividade, pensamento lógico e competências essenciais para a vida acadêmica.
Para a psicóloga Anna Flávia Azevedo, o setor de Psicologia atua como eixo estruturante. “O trabalho é contínuo e preventivo. Nas aulas semanais, fortalecemos vínculo, autoconhecimento e expressão das emoções, enquanto orientamos as famílias de forma muito próxima. Validamos sentimentos, diagnosticamos necessidades e criamos um ambiente seguro para que a criança desenvolva habilidades sociais essenciais para a vida em comunidade”, explica.
As famílias também percebem os resultados. A artesã Nescka Saraiva Frazão, mãe da aluna Celina Emanuelle, relata a transformação ao longo do ano.
“Vi muitas evoluções no comportamento da minha filha. No início enfrentamos desafios que nos preocuparam, mas com o apoio da coordenação e da psicóloga entendemos suas necessidades e aprendemos a lidar melhor. Hoje ela se expressa com mais segurança, enfrenta frustrações com tranquilidade e está mais confiante e autônoma. Sou muito grata pelo acolhimento que ela recebe”, afirma.
Combinando acolhimento, rotina, segurança emocional, projetos socioeducativos, socioambientais e rigor acadêmico, a Escola se consolida como referência na educação integral no pós-pandemia. A instituição reforça que promover saúde emocional não é apenas responder a desafios, mas construir diariamente um ambiente em que a criança se sente pertencente, reconhecida e capaz, condição fundamental para que o aprendizado seja significativo, duradouro e transformador.
Mundo que Cuida
O Centro Educacional Mundo do Saber, que atende do Berçário ao Ensino Fundamental I, vem se destacando no mercado educacional de Manaus pelo crescimento consistente e pelos resultados sólidos na formação das crianças na primeira infância. A escola entrega não apenas alfabetização, tanto linguística quanto matemática, mas também forma estudantes emocionalmente maduros e socialmente preparados para avançar ao Ensino Fundamental II, fase marcada por novas responsabilidades, início da adolescência e desafios mais complexos.

A instituição oferece um ambiente seguro, afetivo e estimulante, no qual a aprendizagem acontece com confiança, autonomia e alegria. O trabalho pedagógico integra rigor acadêmico, rotina estruturada e estímulos motores, cognitivos e linguísticos, aliados a práticas socioemocionais contínuas que fortalecem vínculos, convivência saudável, ética e construção de valores.
Na Educação Infantil e no Fundamental I, o Mundo do Saber trabalha com propostas intencionais que desenvolvem autonomia e protagonismo, como alimentação saudável com acompanhamento nutricional, projetos de natureza e socioambientais, atividades lúdicas de base pedagógica e práticas que ampliam responsabilidade e participação.
A aprendizagem é ampliada por aulas de Inglês, Robótica, Cultura Maker e modalidades como judô, futsal e balé, fortalecendo o desenvolvimento físico, social, artístico e intelectual. Guiada por princípios de respeito, responsabilidade e afeto, a escola forma crianças confiantes, críticas e preparadas para seguir para as próximas etapas do ensino com segurança, equilíbrio emocional e propósito.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



