Homem é condenado a 20 anos por tentar matar gestante a facadas na Asa Norte

Nesta semana, o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher completa duas décadas de funcionamento. Criado em 2005, o serviço opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma equipe de 346 profissionais, e está articulado com uma extensa rede de proteção que inclui a Casa da Mulher Brasileira e as Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs).
Inovações e escuta qualificada 📞
Após ter sido unificado ao Disque 100 na gestão passada, o que resultou em queda nos atendimentos, o Ministério das Mulheres (MMulheres) promoveu uma série de melhorias e a reestruturação do Ligue 180.
Ampliação de Canais: O serviço expandiu a comunicação para o WhatsApp [(61) 9610-0180], que permite denúncias anônimas e sigilosas, e oferece um canal exclusivo de atendimento em Libras para mulheres surdas.
Capacitação: Houve investimento na capacitação das profissionais para fortalecer a escuta qualificada e humanizada, fundamental para romper o ciclo de violência.
Transparência: Foi lançado o Painel do Ligue 180, uma ferramenta interativa para facilitar o acesso da população e de gestores a informações e serviços da rede de atendimento existentes em estados e municípios.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou que a ampliação dos investimentos e canais é crucial para que o Ligue 180 seja um instrumento fundamental no rompimento do ciclo de violência.
Números recentes e confiança no serviço
O aumento nos registros anuais demonstra a maior confiança no serviço. Entre janeiro e outubro de 2025, foram realizados 877.197 atendimentos, uma média de 2.895 por dia.
No mesmo período, foram registradas 126.455 denúncias de violência contra mulheres, sendo que 66% foram feitas pela própria vítima. Em 2024, o número de atendimentos por WhatsApp já havia registrado um salto de 63,4% em relação a 2023.
As denúncias são encaminhadas para os órgãos de investigação, como a Polícia Civil e o Ministério Público dos Estados e do Distrito Federal, com acompanhamento do Ministério das Mulheres.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



