Potássio do Brasil reforça compromisso com o desenvolvimento socioeconômico com mais de 40 programas voltados à sustentabilidade de Autazes

Durante a Festa do Leite, a companhia destacou em seu estande os avanços dos programas socioeconômicos e ambientais por meio do Projeto Potássio Autazes; • Sob a liderança da Prefeitura de Autazes um programa de desenvolvimento do município começa a ser desenhado pela UEA, em parceria com diversas instituições.
MANAUS, Autazes – novembro de 2025 – A Potássio do Brasil (B3: GROP31, subsidiária da Brazil Potash Corp (NYSE American: GRO), durante a XXV Festa do Leite de Autazes, reforçou seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do município ao apresentar o avanço de mais de 40 programas socioeconômicos e ambientais, em fase de implantação, juntamente com as obras do Projeto Potássio Autazes. As iniciativas estão sendo estruturadas para garantir que o crescimento de Autazes aconteça de forma organizada, responsável e alinhada às necessidades da população, do meio ambiente e das comunidades indígenas Mura.
Esses programas fortalecem a gestão pública, ampliam oportunidades de capacitação, diversificam a economia local, promovem ações de proteção ambiental e contribuem para elevar a qualidade de vida das famílias do município, respeitando o território, a cultura e as prioridades dos povos originários.
“Nosso compromisso é preparar a população para receber o projeto com todas as oportunidades que ele representa. Esses mais de 40 programas em implantação demonstram que o desenvolvimento socioeconômico esustentado de Autazes é uma prioridade para nós. Somos uma empresa cidadã e estamos estruturando ações de capacitação, fortalecimento institucional e iniciativas que geram melhorias reais, sempre respeitando Autazes e suas famílias”, afirma Raphael Bloise, presidente da Potássio do Brasil.
Como parte desse processo, a Potássio do Brasil firmou Memorandos de Intenções com instituições estratégicas do Amazonas: a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); a Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (SEMIG); o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM); o Instituto Federal do Amazonas (IFAM); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Amazonas (SEBRAE-AM); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Amazonas (SENAR-AM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Amazonas (SENAI-AM). Os acordos estabelecem frentes de cooperação para qualificação profissional, fortalecimento institucional, capacitação técnica, estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento sustentável no município, como uma forma de preparação da região para receber o processo de implantação do Projeto Potássio Autazes.
A Potássio do Brasil, ao formalizar uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tem na instituição uma forma de atuar de maneira planejada eestratégica nas áreas de educação, pesquisa aplicada e qualificação de mão de obra, com participação de docentes e discentes em ações formativas, estágios, estudos e projetos voltados ao fortalecimento da economia regional e da sustentabilidade ambiental.
Com planejamento consistente, parcerias sólidas e iniciativas em implantação, a Potássio do Brasil avança na construção de um futuro mais seguro, organizado e sustentável para Autazes e sua população. E com a liderança da Prefeitura de Autazes que irá implementartodo o programa de desenvolvimento do município.
PROJETO POTÁSSIO AUTAZES HOJE – O Projeto Potássio Autazes segue seu cronograma de implantação cumprindo os passos estabelecidos na Licença de Instalação (LI) e suas condicionantes, emitida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). As obras estão na fase de atividades fundamentais de prospecção e monitoramento arqueológico, resgate de fauna e limpeza do terreno, essenciais para garantir o avanço do projeto para as etapas de terraplanagem e, depois, obras civis.
No entorno da região da Vila de Urucurituba, em Autazes, está todo o conjunto de obras da mina e usina de beneficiamento do potássio, bem como, o porto fluvial que irá escoar o potássio produzido, pelo rio madeira, por meio de barcaças.
A Potássio do Brasil também celebrou a assinatura de um Memorando de Entendimentos (MOU) com a Fictor & WTT SA (Fictor Energia) que financiará e construirá a linha de transmissão de energia que atenderá o Projeto Potássio Autazes, a um custo estimado de aproximadamente US$ 200 milhões, além de aportar um investimento estratégico de capital de US$ 20 milhões. A iniciativa assegura o fornecimento de energia limpa de longo prazo para o empreendimento e reforça a confiança de investidores no potencial do projeto.
Recentemente, um terceiro e último acordo comercial definitivo de fornecimento entre a Potássio do Brasil e a Kimia Solutions Ltda., integrante do grupo Bulkfertz, empresa de comercialização e distribuição de fertilizantes, garantiu um compromisso de 10 anos no modelo take-or-pay, pelo qual a Kimia se compromete a comprar um volume da produção de potássio do Projeto Potássio Autazes, a preços de mercado. Com isso, a Potássio do Brasil alcançou cerca de 91% da capacidade contratada do seu potássio que ainda será produzido.
O primeiro acordo fechado pela Potássio do Brasil trata do transporte da produção de potássio via barcaças fluviais de baixo custo, em parceria com a Amaggi, um dos maiores produtores agrícolas e operadores logísticos do Brasil. Com uma produção inicial prevista de até 2,2 milhões de toneladas anuais, a Potássio do Brasil estima atender cerca de 20% da demanda atual de potássio do Brasil. 100% da produção será fornecida ao mercado nacional, reduzindo a dependência de importações e, ao mesmo tempo, mitigando emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Juntas, essas parcerias reduzem significativamente os riscos comerciais e de infraestrutura do Projeto Potássio Autazes.
Em paralelo a implantação do Projeto Potássio Autazes, a empresa implementará, sob a liderança da Prefeitura de Autazes e demais parceiros, mais de 40 programas socioeconômicos e ambientais na região, e apoiará a elaboração e implantação do Plano Bem Viver Mura – em desenvolvimento pelo Conselho Indígena Mura (CIM), que é o representante do Povo Mura de Autazes e os responsáveis pela condução da Consulta Livre, Prévia, Informada e de Boa-fé, concluída em setembro de 2023, em Assembleia Geral realizada na Aldeia Terra Preta da Josefa, com a presença de 94% das aldeias Mura representadas e aprovação superior a 90% dos presentes. O que superou os critérios mínimos estabelecidos no Protocolo Mura que são 60% de quórum e 60% de aprovação.
Contato Assessoria de Imprensa:
CBS Comunicação
(092) 98802-4432

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



