Governo Presente: FVS-RCP realizou 3 mil testes rápidos para ISTs e distribuiu 92 mil preservativos m 2025

Ampliando o acesso à prevenção e ao controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e do HIV/Aids, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) superou a marca de 3 mil testes rápidos, totalizando 3.272 diagnósticos realizados para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de distribuir mais de 92 mil preservativos, 25 mil géis lubrificantes e 970 autotestes para HIV, durante as edições do Governo Presente ao longo de 2025, em Manaus.
Neste sábado (20/12), durante a 29ª edição do Governo Presente, realizada no CETI Bilíngue Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, zona sul de Manaus, a equipe da FVS-RCP realizou 78 atendimentos, com 312 testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Quem participou desta edição foi Eliandro da Silva Mendes, de 55 anos, autônomo, que esteve na ação acompanhando um amigo e aproveitou a oportunidade para realizar, pela primeira vez, o teste rápido disponibilizado no local. “Muitas vezes a gente não procura o serviço por falta de tempo ou informação. Ter esse atendimento mais perto incentiva as pessoas a se cuidarem”, afirmou.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, esse é justamente o objetivo da participação da instituição no Governo Presente. “A presença da vigilância em saúde no território facilita o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado, aproximando os serviços da população e fortalecendo a prevenção das ISTs e do HIV”, destacou.
De acordo com a diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação FVS-RCP, Luciana Fé, essas ações coletivas fortalecem a educação em saúde e ampliam o acesso à informação e à prevenção. “Levar ciência e orientação para perto da população contribui para escolhas mais conscientes e para a proteção da saúde coletiva”, afirmou.
Prevenção combinada ao HIV
Também nesta edição, a campanha Dezembro Vermelho, voltada à prevenção do HIV, ganhou destaque com ações de educação em saúde realizadas pela FVS-RCP. A iniciativa reforçou orientações sobre prevenção combinada, com a divulgação de métodos como o uso de preservativos internos e externos, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além da distribuição de 16.172 mil preservativos externos, 100 preservativos internos, 4.000 mil unidades de gel lubrificante e 120 auto testes de HIV.
Presente no evento, o coordenador do Programa Estadual de HIV/Aids e outras ISTs da FVS-RCP, Rodrigo Predoza, ressaltou que as atividades de testagem e educação em saúde são fundamentais para o diagnóstico precoce. “Em poucos minutos, a pessoa tem acesso ao resultado sorológico de quatro doenças que possuem tratamento gratuito pelo SUS. O cuidado contínuo e a adoção de práticas de prevenção protegem contra o adoecimento em qualquer momento do ano”, destacou.
A FVS-RCP reforça que os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O acesso à testagem regular, aliado à informação e à prevenção, é fundamental para o diagnóstico precoce e o cuidado oportuno. Cuidar da própria saúde também é um compromisso com a saúde de todos.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



