“Antes era só buraco. Hoje ganho quase uma hora de viagem”, usuário da AM-010 relata impacto da obra de modernização da rodovia

“Desde janeiro faço essa rota e percebi a diferença. Antes era só buraco, hoje está mil vezes melhor. Consegui adiantar quase uma hora de viagem.” O relato é de Janes Mário, 25 anos, representante comercial que percorre com frequência o trecho entre Rio Preto da Eva e Itacoatiara pela rodovia AM-010. Esse é um dos vários benefícios dos investimentos do Governo do Amazonas, na vida da população, com o Programa Asfalta Amazonas, que engloba ações de pavimentação e revitalização em ruas, ramais e rodovias na capital e no interior.
A rotina de Janes Mário na rodovia AM-010 é semelhante à de centenas de pessoas que, no último mês, passaram a experimentar uma rodovia mais rápida, segura e confortável. A mudança na vida de quem depende diariamente da estrada é resultado da maior intervenção já realizada na AM-010 em quatro décadas.

Foto: Arquivo/ Secom
A obra, financiada integralmente pelo Governo do Amazonas, marca um novo ciclo de investimentos em mobilidade e infraestrutura no estado, que vem sendo reforçado com ações simultâneas em diferentes regiões, tanto em vias estratégicas quanto em áreas urbanas e rurais.
“Dar melhores condições de infraestrutura é dar mais dignidade para as pessoas. A AM-010 é a estrada mais importante do Amazonas e desde que assumimos o governo, firmamos o compromisso de melhorar as condições da rodovia e hoje vivemos um novo momento”, disse Wilson Lima.


Inaugurada no dia 15 de novembro, deste ano, pelo governador Wilson Lima, a primeira etapa da modernização da AM-010 entrega 142 quilômetros completamente reconstruídos entre o KM 110 e o KM 252, no trecho que liga Rio Preto da Eva a Itacoatiara. Com investimento de R$ 515,7 milhões, a rodovia possui 250,40 quilômetros no total e é um dos principais eixos estruturantes do Amazonas, essencial para o transporte de insumos e mercadorias, o escoamento da produção agrícola, o acesso a serviços públicos e a circulação de trabalhadores, estudantes e turistas.
O ritmo acelerado permitiu que a estrada fosse modernizada em aproximadamente quatro anos, em contraste com obras semelhantes, como a AM-070, iniciada em 2013 e concluída apenas em 2021, na atual gestão estadual, responsável por finalizar quase 60% dos serviços em três anos.
A modernização da mais importante rodovia estadual representa avanço significativo sobre mais de 2 milhões de amazonenses com redução do tempo de viagem, que antes chegava a seis horas, para cerca de três; maior segurança, diminuição de custos de manutenção de veículos e melhoria direta no deslocamento diário de quem depende da via.
A obra traz benefícios diretos para Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara, e reflexos positivos em municípios como Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba. A modernização também impulsionou o mercado local, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução.
Mais obras
Paralelamente à primeira etapa da AM-010, o Governo do Amazonas avança com o Programa Asfalta Amazonas, que reúne ações de pavimentação e revitalização em ruas, ramais e rodovias tanto na capital quanto no interior. A iniciativa, realizada com execução direta do Estado ou por meio de convênios com prefeituras, já alcança 38 municípios, levando recapeamento, construção de calçadas, meio-fio, sarjetas e nova sinalização viária.
No município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), o programa segue com frentes de obras em diferentes localidades, totalizando 16,67 quilômetros de novas vias e R$ 25 milhões em investimentos. Os serviços em andamento contemplam bairros como Chagas Aguiar, Liberdade e União, além de trechos previstos em convênios já firmados entre o Governo do Estado e a prefeitura.

Foto: Arquivo/ Secom
Moradora do bairro Chagas Aguiar, a pensionista Valdelira Gama, 62, destacou a mudança na mobilidade e na qualidade de vida após a chegada das obras de pavimentação. “Antes quase ninguém podia andar com tanto buraco nessa rua. Então, para mim, isso é um grande milagre e um grande privilégio ver as obras”, agradeceu.
Rodovias
Desde 2019, seis rodovias estaduais já tiveram sua pavimentação concluída, totalizando 108,39 quilômetros e somando mais de R$ 791 milhões em investimentos. Outras quatro seguem em andamento, com 436,08 quilômetros e mais de R$ 1,34 bilhão, aplicados para garantir integração e trafegabilidade entre diferentes regiões.
Ramais e estradas

Foto: Arquivo/ Secom
No interior, ramais e estradas também passaram por transformações significativas. Ao todo, 43 trechos já foram finalizados desde 2019, resultando em 248,85 quilômetros pavimentados e R$ 319,7 milhões em investimentos. Mais 21 obras seguem em execução, ampliando a malha com outros 265,96 quilômetros e recursos superiores a R$ 553 milhões, destinados a garantir trafegabilidade a agricultores, estudantes e famílias que dependem dessas vias para acessar serviços básicos.
Sistema viário
Nas áreas urbanas, 61 sistemas viários foram concluídos, somando 641,11 quilômetros de vias recuperadas com investimento superior a R$ 560 milhões. Outras 19 obras seguem em andamento, com 165,35 quilômetros e mais R$ 239,5 milhões aplicados em pavimentação, drenagem e urbanização.

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