Entenda o fechamento de supermercados aos domingos e impactos no Amazonas

A partir de março de 2026, supermercados no Espírito Santo podem fechar aos domingos. Veja se a regra pode chegar ao Amazonas
Ir aos supermercados aos domingos faz parte da rotina de milhares de famílias brasileiras. O dia costuma ser um dos mais movimentados do varejo, seja para repor itens ou fazer compras com mais tranquilidade.
Essa realidade muda a partir de março de 2026 em parte do país. No Espírito Santo, supermercados, atacarejos e minimercados fecharão aos domingos a partir de 1º de março, em projeto-piloto até outubro.
A medida não surge de lei federal, mas de acordo coletivo entre sindicato dos trabalhadores e representantes do setor.
O objetivo é garantir descanso em um dia tradicionalmente reservado ao convívio familiar. Ao fim do teste, os resultados definirão se a regra será mantida, ajustada ou revogada.
O que muda para o Amazonas?
No Amazonas, por enquanto, nada muda. Não há acordo coletivo ou lei que determine o fechamento. O presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, afirma:
“O comércio tem a missão de atender a população. Há uma grande parcela que trabalha a semana inteira e só consegue se reabastecer no domingo. É por isso que o comércio abre nesse dia”.
De acordo com ele, a abertura dominical no Amazonas está amparada por convenção coletiva, que define funcionamento, remuneração e compensação de dias trabalhados.
“Alguns estados podem ter decisões diferentes, mas no Amazonas a regra é clara: o comércio abre para atender a população, com base na CLT e na convenção coletiva firmada entre empresários e trabalhadores. Essa é a realidade predominante”.
Impactos para os consumidores
Para os consumidores, a mudança poderia ser absorvida com planejamento. O engenheiro civil Ewerton Lira, que costuma fazer compras aos domingos, afirma que a alteração não traria grandes impactos à sua rotina.
“Às vezes sim, faço compras aos domingos. Mas, se fechasse, não afetaria tanto minha rotina. Eu conseguiria me adaptar, me programando para ir no sábado ou durante a semana”, afirma.
Conforme o engenheiro, a medida pode trazer benefícios principalmente para quem trabalha no comércio.
“Concordo com a medida, porque teríamos domingos menos movimentados e com mais lazer, principalmente para quem trabalha no setor”, completa.
Perspectiva econômica e social
A economista Denise Kassama avalia que o fechamento dominical também pode trazer efeitos positivos do ponto de vista econômico e social, especialmente no ajuste das escalas de trabalho.
“O fechamento dominical permite melhor remanejamento da escala 6×1 e pode gerar economia com pessoal, energia e segurança. Funcionários que não trabalham no domingo terão tempo para lazer e consumirão em outros setores, movimentando a economia. Não há risco de aumento de preços, porque não há redução da oferta total, apenas de um dia de vendas”, reforça.
Enquanto o debate avança nacionalmente, no Amazonas o cenário segue inalterado, com supermercados funcionando aos domingos e a discussão concentrada nos impactos observados na experiência capixaba.
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




