Assembleia da Microrregião do Saneamento Básico dá posse ao Conselho Participativo da entidade

O Governo do Amazonas realiza, na terça-feira (20/01), a 3ª Assembleia do Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico do Amazonas (MRSB/AM). A reunião tem como finalidade avançar nas políticas de governança e na estruturação do bloco regional, voltado a assegurar a eficiência dos serviços de água e esgoto no interior do estado. Em pauta, estarão a análise do Regimento Interno Definitivo e a posse dos membros do Conselho Participativo.
Promovida por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a assembleia vai reunir os membros do colegiado da MRSB/AM. São eles: os prefeitos do interior ou representantes, o secretário-geral da autarquia intergovernamental, procurador do Estado José Gebran Batoki Chad, e o secretário da Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, que irá representar o governador Wilson Lima, presidente do colegiado da MRSB/AM.
O evento ocorrerá de forma híbrida – presencial, no auditório da sede da Sedurb, no Centro de Manaus, e virtual, por meio de link que será disponibilizado aos membros do colegiado impossibilitados de se fazerem presentes no encontro.
De acordo com Marcellus Campêlo, a análise e discussão do Regimento Interno, assim como a instalação do Conselho Participativo, representam passos decisivos para o fortalecimento da governança microrregional dos serviços de saneamento básico. “Esses instrumentos garantem maior organização institucional, transparência nas decisões e ampliam a participação da sociedade na construção de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento do estado”, destaca o secretário.
O Regimento Interno Definitivo da MRSB/AM é um instrumento que estabelece as normas de funcionamento, as competências dos órgãos que integram a Microrregião, os procedimentos para deliberação e tomada de decisões, assegurando maior eficiência e segurança jurídica à atuação da autarquia intergovernamental. Após a apreciação pelo colegiado, o documento será encaminhado aos membros do Comitê Técnico e do Conselho Participativo, para contribuições.
O encontro também marca a posse dos 15 membros do Conselho Participativo, eleitos por meio de votação híbrida (presencial e on-line), durante a 2ª Assembleia da MRSB/AM, realizada no dia 4 de novembro de 2025.
O conselho é composto por dois representantes de titulares dos serviços; três de órgãos governamentais; dois dos prestadores do serviço no interior; três dos usuários; e cinco de entidades técnicas, organizações da sociedade civil e de defesa do consumidor, relacionadas ao segmento.
Entre as atribuições do Conselho Participativo, que representa a sociedade civil na Microrregião de Saneamento Básico, constam elaborar propostas para apreciação das demais instâncias da entidade e apreciar matérias relevantes à deliberação do Colegiado.
Microrregião de Saneamento Básico
Composta pelo Estado e pelos 61 municípios do interior, a MRSB/AM é uma autarquia intergovernamental, sem estrutura administrativa ou orçamentária própria. Entre as atribuições da Microrregião estão o planejamento, a regulação, a fiscalização e a execução, direta ou contratada dos serviços públicos de saneamento básico.
Criada pela Lei Complementar nº 272/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima em janeiro do ano passado, a Microrregião de Saneamento Básico é um marco histórico para o Amazonas, para o avanço da universalização dos serviços de saneamento básico no interior do estado.
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




