Manaus teve mais de 3 mil casos de ataques de animais peçonhentos em 2025: confira bairros mais afetados

Manaus – Os bairros de Cidade Nova, Jorge Teixeira, Compensa e Cidade de Deus estão entre as áreas de Manaus com maior número de registros de acidentes com animais peçonhentos em 2025. Ao todo, a capital amazonense contabilizou 398 notificações desse tipo durante o ano de 2025, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Registros no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) apontam que os 10 bairros e áreas de Manaus com maior número de acidentes com animais peçonhentos em 2025 são:
Cidade Nova: 31 casos
Localidades ao longo da BR-174: 31 casos
Jorge Teixeira: 24 casos
Compensa: 18 casos
Cidade de Deus: 18 casos
Comunidades ao longo da AM-010: 16 casos
Colônia Antônio Aleixo: 14 casos
Alvorada: 13 casos
Tarumã: 12 casos
Novo Aleixo: 12 casos
De acordo com o levantamento, os casos envolveram principalmente serpentes (120 registros), escorpiões (113) e aranhas (107). Conforme a Semsa, o período chuvoso contribui para o aumento dessas ocorrências, já que a água invade tocas e áreas externas, fazendo com que os animais busquem abrigo dentro das residências.
Casos e prevenção
A bióloga Shelley Samia Fernandes, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, explica que, durante o inverno amazônico, é comum a presença desses animais em ambientes domésticos.
“Eles acabam se escondendo em frestas, debaixo de móveis e, principalmente, em locais com entulho e lixo acumulado”, afirmou.
Segundo a especialista, a prevenção passa por cuidados simples, como manter a casa limpa, sem acúmulo de lixo ou entulho, vedar ralos, fechar buracos e frestas e realizar dedetização apenas com empresas regularizadas, seguindo as normas de segurança.
O risco é maior nos casos de animais que podem provocar envenenamento, como serpentes, escorpiões e aranhas. Crianças e idosos, conforme alerta a bióloga, são mais vulneráveis por apresentarem maior chance de complicações graves.
Em situações de acidente ou contato com esses animais, a orientação é procurar imediatamente um serviço de saúde. A recomendação é não tentar capturar o animal. Caso seja necessário, a população pode acionar o CCZ pelo WhatsApp (92) 98842-8359, para que uma equipe especializada faça a captura.
Monitoramento de casos
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador da Semsa, Marinélia Ferreira, informou que a rede municipal monitora continuamente os casos para identificar riscos à saúde pública. Segundo ela, a Fundação de Medicina Tropical, da rede estadual, é responsável pela oferta de soro antiofídico, antiaracnídico e antiescorpiônico.
Ainda conforme Marinélia, o Samu 192 pode ser acionado em ocorrências registradas na zona rural fluvial de Manaus.
“Muitos acidentes acontecem quando a pessoa entra no habitat natural do animal ou em ambientes onde ele está abrigado”, explicou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a prevenção e a busca imediata por atendimento médico são essenciais para reduzir riscos e evitar complicações graves.
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




