Agosto Dourado: como a amamentação influencia na saúde bucal dos bebês

O mês de agosto é marcado pelo Agosto Dourado, campanha que reforça a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável dos bebês. O que muita gente ainda não sabe é que a amamentação também exerce um papel fundamental na saúde bucal, tanto das mães quanto das crianças.
O aleitamento é essencial para os pequenos, pois, além de garantir uma nutrição adequada, contribui para o crescimento dos ossos da face, o fortalecimento da musculatura oral e o posicionamento correto dos dentes e da língua. Também auxilia no desenvolvimento da fala e da respiração.
Segundo o cirurgião-dentista Dr. Rodrigo Holanda, com ampla experiência clínica e foco em saúde bucal integral, o movimento de sucção durante a amamentação favorece o desenvolvimento da arcada dentária e previne alterações funcionais como mordida cruzada e respiração bucal.
“A amamentação vai muito além da nutrição do bebê. É essencial para o desenvolvimento da saúde bucal, porque o ato de sugar o leite materno estimula o crescimento correto dos ossos da face. Esse movimento favorece o posicionamento adequado da língua e a formação da arcada dentária. Além disso, bebês que são amamentados diretamente no peito tendem a ter menos risco de desenvolver problemas como mordida cruzada e respiração bucal”, explica o dentista.
Para manter a saúde bucal desde os primeiros meses de vida, o ideal é que os pais iniciem o acompanhamento com um odontopediatra logo após o nascimento dos primeiros dentes. Na Clínica HR Odontologia, o atendimento começa ainda nos primeiros dias, com uma avaliação especializada.
“Aqui na HR Odontologia, fazemos toda a parte de avaliação inicial do bebê. Muitas vezes a mãe não consegue amamentar porque o bebê tem a chamada ‘língua presa’, o que dificulta a sucção. Por isso, é fundamental iniciar esse pré-natal odontológico ainda no início da vida, para garantir o melhor diagnóstico e orientar os pais da melhor forma”, destaca Dr. Rodrigo.
O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os 2 anos de idade ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, entre 2019 e 2020, mais de 14 mil crianças menores de cinco anos foram avaliadas no Brasil, e mais da metade (53%) continuava sendo amamentada no primeiro ano de vida.
O Agosto Dourado é, portanto, uma oportunidade para lembrar que cuidar da amamentação é também cuidar do sorriso e da saúde futura das crianças e que a odontologia é uma aliada fundamental nessa jornada.
Imagens: Divulgação/Freepik
————
Luan Herman
Amgine Comunicação
(92) 98145-8873


-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



