O Governo do Amazonas vai reforçar as ações de prevenção e combate às violências de gênero durante a campanha Agosto Lilás, que neste ano traz o tema “Feminicídio Zero: nenhuma mulher a menos! ”. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) terá um calendário de atividades para serem realizadas durante o mês, focando na disseminação de informação e direitos de mulheres de todas as idades.
A campanha segue a temática nacional, definida pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres. Este ano, a mobilização será em uma frente política única contra a violência e feminicídio. A expectativa é de que os 24 estados e o Distrito Federal façam a adesão.
Dados de atendimento da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM) mostram que, de janeiro a junho, foram realizados 5.416 atendimentos, desde o acolhimento a mulheres em situação de violência ao encaminhamento a cursos profissionalizantes. Com o reforço das ações, a expectativa é que o número de atendimento aumente no segundo semestre, avalia a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.
“A Sejusc tem equipamentos prontos para receber a mulher em situação de violência, com pessoas treinadas para o atendimento humanizado, com atendimento psicossocial, acolhimento, facilitadores que encaminham para a conclusão do Ensino Médio, cursos profissionalizantes, tudo para que aquela mulher possa sair do ciclo de violência”, destaca Jussara.
Atualmente, a Sejusc dispõe do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), presente em todas as zonas de Manaus; da Casa Abrigo Antônia Nascimento Priante, o Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), e unidades do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic), em Itacoatiara, Maués, Tefé, Parintins, Humaitá e Tabatinga.
Programação
Neste mês de agosto, as atividades estão intensificadas, com abordagens pelas equipes da Sejusc nos pontos turísticos da cidade, bares, hotéis, motéis e centros comerciais.
Nesta quinta-feira (1º/08), será lançada a “Operação Shamar”, com foco no combate à violência de gênero e no cumprimento da Lei Maria da Penha. No dia seguinte, a Sejusc inicia as palestras nas escolas, focadas em instruir crianças e adolescentes sobre os tipos de violências que podem estar expostas.
No dia 7, acontece a abertura oficial da campanha “Agosto Lilás” e o evento que marca o 18º Aniversário da Lei Maria da Penha, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na zona centro-sul da capital.
Será realizada a apresentação da Rede de Atendimento e a capacitação do Protocolo “Não é Não” para todos os municípios do Amazonas, por apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, com o Centro de Mídias.
Durante o mês, a Sejusc vai a Itacoatiara, Novo Airão, Itapiranga, Silves e São Gabriel da Cachoeira para aproximar os serviços da pasta da população destes municípios.
Também serão disponibilizadas inscrições em cursos de capacitação para as mulheres, por meio da parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Secretaria de Educação, no programa Onda Verde. As aulas iniciam dia 17 de setembro para alunos da capital, Iranduba, Itacoatiara e Careiro.
Parceiros
Para a realização da programação, a Sejusc conta com o apoio das secretarias estaduais de Assistência Social (Seas), Segurança Pública (SSP-AM), Educação e Desporto, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e órgãos do judiciário, como o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

