Amazonas é destaque nacional em experiências exitosas de enfrentamento à tuberculose

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) foi destaque nacional na Chamada Pública para Mapeamento de Experiências Exitosas na Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) e na disponibilidade do Tratamento Preventivo da Tuberculose (TPT), divulgada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (10/11).
Reconhecida entre as dez melhores experiências do país, a iniciativa da FVS-RCP destacou-se pela contribuição efetiva ao fortalecimento das ações de prevenção e controle da tuberculose no Brasil.
O projeto selecionado se diferencia por promover equidade e integralidade no cuidado, ampliando o acesso ao diagnóstico e ao tratamento preventivo em municípios do interior do Amazonas. A proposta também reforça o compromisso da Fundação com a redução das desigualdades regionais e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o Ministério da Saúde, as experiências foram avaliadas com base em critérios como inovação, replicabilidade e relevância para a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública. As iniciativas contemplaram temas diversos, como prevenção, cuidado centrado na pessoa, diagnóstico qualificado, ações colaborativas TB-HIV, comunicação e gestão.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressaltou que o reconhecimento é um reflexo direto do comprometimento das equipes que atuam em todo o Amazonas.
“Esse resultado é fruto de um esforço coletivo das equipes da FVS-RCP e das secretarias municipais de saúde, que atuam com dedicação em todo o Amazonas. Levar ações de vigilância e cuidado até os locais mais distantes possibilita que a saúde pública chegue a todos, com equidade e responsabilidade com a vida”, afirmou Tatyana.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas (Pect-AM), da FVS-RCP, Lara Bezerra, destacou que a conquista valoriza o trabalho técnico e a capacidade de adaptação das equipes diante dos desafios amazônicos. “Temos buscado constantemente estratégias inovadoras e integradas que possibilitem o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo, mesmo nas áreas de difícil acesso”, enfatizou.


E o destaque, acrescentou a coordenadora, mostra que é possível fazer vigilância com sensibilidade, respeito e resultados concretos, especialmente por meio de parcerias que envolvem o Grupo de Pesquisa em Tuberculose da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, o Comitê Estadual de Controle da Tuberculose, a Universidade do Estado do Amazonas e a Coordenação-Geral de Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde.
A Chamada Pública teve como objetivo identificar, valorizar e dar visibilidade a práticas exitosas que possam inspirar outras regiões do país, reforçando o compromisso coletivo com o fim da tuberculose até 2030, conforme as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além do reconhecimento à FVS-RCP, Manaus também foi destaque por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o projeto “Superando barreiras na prevenção da tuberculose: desenvolvimento e implementação de soluções para o fortalecimento da prevenção da tuberculose em Manaus”.
Órgão responsável pela coordenação do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, a FVS-RCP atua de forma colaborativa e transparente, promovendo ações contínuas de diagnóstico, prevenção e adesão terapêutica. A instituição também disponibiliza painéis epidemiológicos atualizados com o cenário da doença por município no site www.fvs.am.gov.br.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



