Amazonas integra força tarefa interestadual para captação e transplante de órgãos

A equipe de transplante do Amazonas integrou uma força tarefa nacional, no domingo (25/01), para captação e transplante de órgãos. A captação foi feita em Cacoal, no estado de Rondônia. O fígado foi transplantado no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, da rede estadual de saúde do Amazonas. Dois rins foram encaminhados para o estado de Pernambuco e uma córnea teve como destino o Banco de Olhos de Rondônia.
O Hospital Delphina Aziz, que integra o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), realizou o transplante de fígado ainda no domingo. É o décimo desde outubro de 2025, quando o hospital foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para transplante hepático.
A captação iniciou, na manhã de domingo, no Hospital de Urgência e Emergência Regional (Heuro), no município rondoniense de Cacoal, com a participação de três profissionais da equipe de transplante do Amazonas: um médico e um enfermeiro do Hospital Delphina Aziz e um enfermeiro da Organização de Procura de Órgãos (OPO).
A articulação conjunta envolveu a Central Nacional e as Coordenações Estaduais de Transplantes dos três estados, além do Hospital Regional de Cocoal, garantindo que o procedimento fosse realizado dentro do tempo adequado. O transporte aéreo foi realizado em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
A secretária de Estado de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, ressaltou o trabalho integrado entre os estados do Norte para fortalecer o transplante. “Quero parabenizar toda a expertise das equipes de captadores de ambos os estados, que somaram esforços para uma ação muito bem-sucedida. Quero agradecer todo um conjunto de ações que fazem com que o Norte do País mostre a fortaleza que é o Sistema Único de Saúde”, destacou a secretária.
Os órgãos vieram de um doador falecido, vítima de acidente de trânsito. Transportados com agilidade, seguiram rigorosamente os protocolos de segurança e os critérios técnicos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Transplantes.
A cirurgia de alta complexidade foi realizada no Delphina Aziz e beneficiou um paciente, de 51 anos, diagnosticado com cirrose, causada por hepatite B, associada ao vírus Delta.
De acordo com o coordenador da Central de Transportes do Amazonas, Marcos Lins, médico responsável pela captação e transplante do órgão, o paciente já se encontrava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Delphina Aziz, com quadro clínico agravado.

“Após receber o novo órgão, o paciente passará por um pós-operatório delicado, com acompanhamento intensivo na UTI. A previsão inicial é de três a cinco dias antes de avaliarmos a transferência para a enfermaria. Esperamos que esse seja um recomeço para ele”, concluiu.
Referência
O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz é referência em transplantes renais e hepáticos no Amazonas, além de realizar procedimentos de média e alta complexidades, como implante coclear.
Desde a retomada dos transplantes na rede pública estadual, em junho de 2023, com os procedimentos renais, e em outubro de 2025, com os hepáticos, a unidade já realizou 277 transplantes, sendo 267 de rins e 10 de fígado.

Inaugurado em 2014, inicialmente com atendimento exclusivo para urgência e emergência, o Hospital Delphina Aziz passou por uma ampla transformação a partir de 2019. O número de leitos passou de 35, em 2018, para os atuais 362, representando um crescimento de 908,6%, ampliando significativamente o acesso da população amazonense a serviços de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




