Amazonas vistoria obras do Residencial Petrópolis e reforça maior programa habitacional da história do estado

Amazonas vistoria obras do Residencial Petrópolis e reforça maior programa habitacional da história do estado

Manaus (AM) – O Amazonas acompanhou na manhã desta quinta-feira (04) o andamento das obras do Residencial Petrópolis, na zona sul de Manaus. O conjunto integra o programa Amazonas Meu Lar, considerado o maior programa habitacional da história do estado.

O empreendimento conta com 32 unidades habitacionais e recebe investimentos de R$ 6,3 milhões, em parceria com o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Durante a visita, o governador do estado, Wilson Lima (União Brasil) esteve acompanhado por equipes técnicas da Superintendência Estadual de Habitação (SUAB) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedub).

Segundo ele, a obra já atingiu 40% de execução e a previsão é que os apartamentos sejam entregues até o final do primeiro semestre de 2026.

Critérios sociais e seleção das famílias

O governador destacou que o empreendimento faz parte da política de moradia digna adotada pelo estado, que busca integrar os residenciais à dinâmica urbana.

“Aqui passa ônibus, Uber tem acesso, táxi tem acesso. Tem escola, hospital e serviços públicos próximos. Estamos entregando qualidade de vida”, afirmou.

As famílias interessadas em ocupar as unidades devem estar cadastradas no programa e atender aos critérios federais e sociais exigidos.

A partir de 50% da obra concluída, a Caixa Econômica Federal inicia o processo de análise e aprovação dos futuros moradores. O residencial é destinado à Faixa 1, com renda de até R$ 2.850.

Atualmente, o programa acumula mais de 180 mil pessoas inscritas. De acordo com Wilson, a seleção depende de critérios técnicos, análise socioeconômica e aprovação da Caixa.

“A gente trabalha com soluções de moradia que vão desde a entrega de apartamentos até bônus para entrada em financiamentos e regularização fundiária”, explicou.

Resultados e metas do Amazonas Meu Lar

O governador ressaltou que o programa já beneficiou mais de 29 mil famílias com regularização fundiária, indenizações e soluções habitacionais. A meta é entregar 50 mil soluções de moradia até 2026, entre documentações e unidades entregues.

Lima também destacou o conjunto de obras em andamento:

  • Cinco residenciais em construção na capital em parceria com o Governo Federal;
  • O retrofit do antigo prédio da Receita Federal, no Centro;
  • Três obras no interior: Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Iranduba;
  • Ações com recursos próprios, como nas comunidades da Sharp e Manaus 2000
  • Programas de regularização fundiária realizados junto com o Tribunal de Justiça, dentro do projeto Solo Seguro, do CNJ.

Mudança de modelo habitacional

Lima ainda ressaltou a mudança de diretriz na política habitacional do estado, que agora prioriza empreendimentos bem localizados.

“Não adianta construir mil apartamentos longe de tudo. Isso já aconteceu e hoje as pessoas desses conjuntos vivem com inúmeras dificuldades. Nosso compromisso é entregar moradia com dignidade e acesso aos serviços públicos”, disse.

Segundo ele, essa estratégia tem garantido a valorização e boa conservação dos empreendimentos entregues.

“Os residenciais que já inauguramos estão sendo preservados porque as pessoas têm orgulho de morar em áreas bem estruturadas”, concluiu.

Leitores Online agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *