Amazonastur homenageia mães que transformam o turismo do Amazonas

Neste Dia das Mães (11/05), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) celebra e reconhece as mulheres que, com coragem, dedicação e amor, desempenham um papel essencial na construção de um futuro mais próspero para suas famílias e para o nosso estado. Mães que, ao conciliar maternidade e trabalho, fazem do turismo uma verdadeira ferramenta de transformação, não só para suas comunidades, mas para todos que visitam a Amazônia.
Em cada canto do Amazonas, as mães que atuam no setor turístico não são apenas trabalhadoras incansáveis, mas também guardiãs da cultura e da tradição do nosso povo. Seja conduzindo embarcações fluviais, criando artesanato ou recebendo os turistas com o calor e a hospitalidade que são marcas registradas do nosso estado, elas fazem do turismo um caminho de esperança e crescimento.

Dorinha Melo, marinheira fluvial e empresária no setor de transporte, compartilha sua visão sobre o trabalho que faz com sua família: “Ensinar aos meus filhos o valor do trabalho, a importância de ser mulher e a força que há em nossa profissão é o maior legado que posso deixar. No turismo, somos realizadoras de sonhos e cuidamos de pessoas, e é isso que nos torna fortes, tanto no trabalho quanto na maternidade.” Ao lado de suas irmãs e sobrinhas, Dorinha lidera uma empresa de navegação, com um time majoritariamente feminino, um exemplo de união e força feminina.

Para preservar a cultura e o conhecimento ancestral, a artesã Midian Sateré Piã, vê na maternidade o verdadeiro significado de ser mãe. “Mãe é uma guerreira que nunca desiste. O meu trabalho com artesanato é mais do que criar objetos; é deixar um legado para meus filhos e netos, é preservar a nossa história e nossa cultura”, afirmou Midian, que transmite seu conhecimento ancestral, garantindo a continuidade da tradição para as futuras gerações.

A contramestre fluvial com 22 anos de experiência, Luiza Melo representa a coragem e a determinação que definem as mulheres do Amazonas. “Desde pequena, me apaixonei pelo que faço. O trabalho é pesado, mas a gratificação de ver minha filha entender que, como mulher, ela pode ser o que quiser é o maior presente que posso lhe dar. Conciliar a maternidade com o trabalho é uma força que vem de dentro, e essa é a lição que tento passar todos os dias”, compartilhou Luiza.

Em Barcelos, Maria Colares, artesã, viu sua vida e a de sua família se transformarem por meio do artesanato. “O turismo trouxe a chance de mudar nossas vidas. Ensinei às minhas filhas e genros o valor desse trabalho, e o que conseguimos aqui dentro de casa foi com a renda do nosso artesanato. O turismo não só transforma, ele proporciona independência e um futuro melhor”, revelou Maria.
Essas mulheres, em sua imensa dedicação e amor pelo que fazem, são exemplos de como o turismo é muito mais do que uma atividade econômica. Para elas, é um meio de propagar seus valores, preservar tradições e deixar um legado que perdurará por gerações.
Neste Dia das Mães, a Amazonastur reafirma seu compromisso com as mulheres que, com imenso amor e resiliência, continuam a construir um Amazonas mais forte, mais próspero e, acima de tudo, mais humano. A elas, nossa eterna gratidão e homenagem.


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

