Após articulação política de Sinésio Campos, nova rota para o Oceano Pacífico pelo eixo Manta Manaus deve começar a operar até 2026

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Durante a visita oficial do Governo Federal à cidade de Tabatinga, localizada a 1.108 quilômetros de Manaus, na terça-feira, dia 9 de abril, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, confirmaram a viabilidade econômica do projeto conhecido como eixo Manta-Manaus. Além disso, eles anunciaram medidas que possibilitarão a operação dessa nova rota antes do término do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O eixo Manta-Manaus é um dos cinco projetos prioritários de integração selecionados pelo Governo Federal, os quais receberão um investimento total de 10 bilhões de dólares, com recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O deputado Sinésio Campos, do Partido dos Trabalhadores (PT), tem defendido esse projeto há mais de 15 anos e foi o principal articulador político para viabilizar os investimentos por parte do Governo Federal. Ele acompanhou a comitiva dos ministros em Tabatinga e enfatizou a importância desse projeto para a região.

“Não podemos esquecer que Tabatinga é uma área subaproveitada, propícia para receber incentivos para novas indústrias, e está localizada estrategicamente na nova rota, o que resultará na geração de novos empregos nas atividades portuárias e no setor de serviços. A execução desse projeto marcará um novo momento para o município”, afirmou Sinésio Campos.

Para que a rota possa ser efetivamente utilizada, serão necessárias algumas medidas, como a alfandegação do porto de Tabatinga, a fim de viabilizar as operações de importação e exportação, a sinalização da hidrovia e a dragagem do rio Solimões, para garantir a navegabilidade ao longo do ano.

A ministra Simone Tebet assegurou que o projeto é viável e que haverá um esforço conjunto entre o Ministério da Fazenda e o Ministério da Segurança Pública para garantir que Tabatinga tenha a infraestrutura necessária para o funcionamento desse projeto, que é estratégico para integrar a região de fronteira à economia brasileira e combater as atividades do crime organizado.

“Estamos falando de rotas que podem estar prontas até 2025 ou 2026”, afirmou a ministra.

O eixo multimodal Manta-Manaus é uma rota alternativa que permite a integração do estado do Amazonas com o Oceano Pacífico, sem depender do canal do Panamá. Segundo a proposta, as mercadorias são transportadas por navio ou balsa da Ásia até o porto de Manta, no Equador. Em seguida, são encaminhadas por via terrestre até Providência, também no Equador, e seguem em balsas até Letícia, na Colômbia. Por fim, atravessam o porto de Tabatinga até chegarem ao porto de Manaus.

Atualmente, utilizando a rota pelo canal do Panamá, o transporte de produtos provenientes da Ásia leva de 41 a 60 dias. Com a rota via Manta, a duração é reduzida para 31 a 35 dias, o que representa uma redução de até 25 dias no percurso, resultando em uma diminuição nos custos logísticos. Essa nova rota tem potencial para aumentar a competitividade dos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM), uma vez que grande parte dos insumos utilizados é importada da Ásia.

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