Após posicionamento contrário do STF, o atual presidente da Assembleia Legislativa (AL-MT), deputado Eduardo Botelho (foto), do União, comunicou a sua desistência em disputar pela 4ª vez consecutiva a presidência da Mesa Diretora do Palácio Dante de Oliveira (AL-MT), para a próxima legislatura. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (22), durante um jantar na casa da deputada licenciada Janaina Riva (MDB).
Com a desistência de Botelho, considerado um parlamentar imbatível entre os parlamentares mato-grossenses, a expectativa é que o atual primeiro-secretário do Parlamento, deputado Max Russi (PSB) lidere a eleição para a Mesa Diretora. Já o chefe do parlamento deve assumir a primeira-secretaria. Já os demais cargos da Mesa Diretora ainda devem ser negociados, mas sem “grandes novidades”.
O recuo da disputa ocorre após o Botelho realizar uma consulta no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de pleitear o cargo pela 4º vez.
Isso porque em 2021, o STF acatou uma liminar que anulou a eleição que o reconduziu Botelho ao 3º mandato de consecutivo de presidente.
Após a decisão, a Mesa Diretora fez outra eleição, elegendo Max Russi (PSB) a presidente e Botelho para a primeira-secretaria.
Jornalista Benedito Albuquerque
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram