Seu portal de noticias atualizado diariamente.
Manaus (AM) – Neste sábado (29), após o fim da passagem de som no Bumbódromo em Parintins, o presidente do boi Garantido, Fred Góes, confirmou que David Assayag será o levantador de toadas da segunda noite de apresentação do boi que representa as cores vermelha e branca.
Nesta seguda noite de Festival de Parintins, o tema apresentado é “O segredo da ancestralidade amazônica”. As toadas ensaiadas na arena foram a “Perreché da Puraca”, “Boi é Raiz”, a lenda indígena “Libertárias Guerreiras”, ritual indígena “Huni Kuin” e “A Cidade de Lindolfo”, que concorre ao item Toada Letra e Música.
Nesta edição do festival, o tema do Garantido é “Segredos do Coração”, com o qual aborda a origem e ancestralidade. O presidente Fred Góes ressaltou que o boi remete ao “que guardamos nessa caixa de emoções chamada de coração”.
O presidente afirma que o boi Garantido quer mostrar o que a Amazônia é em sua essência e como surgiu, segundo o mito do povo indígena Sateré-Mawé.
“Esse mito nos remete à Amazônia intacta, sendo ainda a floresta, os animais e os habitantes chegando. É essa Amazônia que queremos mostrar que está aí sendo degradada. Por que a gente quer mostrar essa origem? Ela está no mito Sateré-Mawé e também está na história geológica da Amazônia. É um mito simples, mas os Sateré-Mawé dizem que aqueles que estão nos nossos olhos, temos que ter cuidado. É um segredo que deixamos de olhar com mais carinho. É esse carinho que estamos pedindo para que a gente tenha um olhar com essa Amazônia”, disse.
A apresentação busca mostra que é possível conter a degradação. “É a esperança de que a gente possa realmente transformar essa Amazônia em uma terra sem males como os povos originários sempre quiseram. Quem cuidou da Amazônia até aqui e nos entregou foram os povos originários”, concluou Góes.