Assistência Social debate os 32 anos do ECA; Primeira-dama anuncia construção de sedes para os conselhos tutelares
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, promoveu nesta quarta-feira (13), uma roda de conversa em comemoração aos 32 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado pela Lei 8.069/1990.
Os avanços alcançados ao longo de mais de três décadas e os desafios a serem superados nortearam as discussões que envolveram representantes de distintas esferas.
“Quero reiterar como premissa da gestão municipal que respeita os direitos humanos e a infância. Uma gestão que tem se empenhado em garantir as políticas públicas em prol do atendimento das nossas crianças e adolescentes. Esse trabalho vem sendo feito desde o primeiro ano da administração Emanuel Pinheiro”, declarou a primeira-dama Márcia Pinheiro que enviou uma mensagem online, que participa de agendas fora da capital mato-grossense. Ela ainda anunciou investimentos para a construção de seis novas sedes para os conselhos tutelares.
A primeira-dama relembrou ainda que, todo o esforço garantiu o reconhecimento da gestão por parte da Unicef e destacou que pela quarta vez, o gestor Emanuel Pinheiro foi reconhecido como ‘Prefeito Amigo da Criança’.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, ponderou que o encontro é uma oportunidade de diálogo sobre os desafios e as estratégias a serem implementadas.
“A Assistência Social está de portas abertas para estabelecer diretrizes efetivas versando a aplicação de políticas públicas voltadas ao atendimento especializado e de proteção às nossas crianças e adolescentes”, afiançou Hellen Ferreira.
O promotor de Justiça da 14ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, Caio Márcio Loureiro, pontuou que o Estatuto da Criança e do Adolescente, não pode ser visto como uma norma ou regra programática. Segundo o promotor, por vezes, o ECA é tratado apenas como uma carta de intenções, de conteúdo vazio de informações sobre a prática no atendimento.
“Se formos, de fato, analisar a estrutura contida no Estatuto criado no ano de 1990, vamos perceber a existência de um material completo para efetiva proteção à criança e ao adolescente. É nesse material que iremos encontrar informações sobre a vida, educação e cultura. Temos que estabelecer a absoluta prioridade no cuidado com esse público que ainda não foi estabelecido com prioridade por todos, quanto a importância do zelo e proteção das crianças e adolescentes”, declarou.
Para reforçar as ações, a primeira-dama de Cuiabá anunciou que a gestão irá investir na reestruturação física dos conselhos tutelares. “A nosso pedido, o prefeito Emanuel Pinheiro autorizou que a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, firme acordo com o Ministério Público do Estado, e recursos serão empenhados, para o próximo ano, para construção de novos espaços que irão abrigar os seis Conselhos Tutelares de Cuiabá”, informou.
A secretária de Assistência Social, Hellen Ferreira, reiterou que as construções serão realizadas no mesmo período. “Não vamos esperar uma unidade ficar pronta para começar a outra. Mediante a finalização dos trabalhos já faremos a entrega. Com essa autorização do nosso
prefeito Emanuel Pinheiro e, da primeira-dama Márcia Pinheiro, vamos dar início a esse importante diálogo com o MPE. Esperamos que as obras comecem já no primeiro trimestre de 2023”, disse a secretária.
Participaram das discussões, a presidente da comissão de Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT, Aline Cristina Maehler; articuladora do Selo Unicef em Cuiabá, Mara Lucia Marques Ferreira; representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Jean Carlos Palma de Arruda do Jurídico, presidente dos Conselheiros Tutelares, Oilson Souza Júnior e representante da Secretaria de Educação, da Coordenadoria Técnica de Ensino, Programas e Projetos Edmilson Marques de Moraes, além de representantes dos Conselhos de Direito, Conselhos Tutelares, coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, Centros de Convivência de Idosos- CCI’s, secretários adjuntos e equipe técnica da Secretaria.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi sancionado no dia 13 de julho de 1990. Trata-se da Lei 8.069/1990, a partir do artigo 227 da Constituição Federal e representou para a população um marco jurídico na proteção dos direitos básicos da infância e da adolescência.
O ECA assegura o direito à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária, para um bom desenvolvimento em sociedade.
Da Redação

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

