Bolsonaro é preso preventivamente e levado à PF em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi detido em casa na manhã deste sábado (22) e levado à sede da Polícia Federal (PF) em Brasília. A prisão é de natureza preventiva, sem prazo determinado, e foi solicitada pela PF com aval da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A ordem foi expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e não está ligada à condenação do ex-presidente a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado. A prisão preventiva é decretada para garantir a ordem pública ou a aplicação da lei penal, sendo o instrumento legal para descumprimento de medidas cautelares, como a prisão domiciliar monitorada por tornozeleira eletrônica à qual Bolsonaro estava submetido desde 4 de agosto.
Risco de Fuga e Violação
Ao decretar a prisão, Moraes apontou dois fatores centrais para a medida:
Violação da Tornozeleira: O Centro de Monitoração Integrada do DF comunicou ao STF que a tornozeleira eletrônica de Bolsonaro foi violada à 0h08 deste sábado (22).
Risco de Fuga Agravado: O ministro considerou que a vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em frente à residência do pai configurava “altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar decretada e põe em risco a ordem pública e a efetividade da lei penal”.
Moraes afirmou que a convocação da manifestação — apresentada como um ato pela saúde do ex-presidente — indicava o modus operandi da organização criminosa de usar manifestações para obter “vantagens pessoais” e “causar tumulto”.
“A informação constata a intenção do condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho,” escreveu o ministro na decisão.
Moraes ainda citou o histórico de planejamento de fuga de Bolsonaro para a Embaixada da Argentina e a proximidade de seu condomínio ao Setor de Embaixadas Sul, em Brasília. Ele também mencionou deputados aliados que deixaram o país (Alexandre Ramagem, Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro) como reforço do risco de fuga.
Prisão e Procedimentos
Bolsonaro foi detido por volta das 6h da manhã e, segundo relatos, reagiu com tranquilidade. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, não estava na residência no momento da prisão.
O ex-presidente foi levado à Superintendência da PF no Distrito Federal, onde ficará em uma “Sala de Estado” — um espaço reservado para autoridades. Para evitar exposição, o exame de corpo de delito foi realizado por agentes do Instituto Médico-Legal (IML) no próprio local.
A defesa de Bolsonaro havia protocolado um pedido na sexta-feira (21) para que o regime inicial fechado fosse substituído por prisão domiciliar humanitária, alegando “quadro clínico grave” e “múltiplas comorbidades”, mas a prisão preventiva foi decretada antes da análise do pedido.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



