O Botafogo levou a melhor no duelo direto com o Grêmio e ampliou a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o clube carioca conseguiu frear o ímpeto gaúcho, contou com atuação inspirada de Lucas Perri e deu o bote: 2 a 0 na Arena do Grêmio, pela 14ª rodada.
O Fogão conseguiu suportar os momentos em que foi pressionado e viu Perri aparecer bem em algumas oportunidades. Além do goleiro, Eduardo, que abriu o placar, também brilhou. Carlos Alberto, que entrou no fim, fechou o placar.
Com a vitória, o líder Botafogo pulou para 36 pontos. Agora, tem dez pontos de vantagem sobre o Flamengo, segundo colocado, e para o próprio Grêmio, que está em terceiro por ter saldo de gols inferior ao do Rubro-Negro.
O Botafogo, agora, tem mata-mata da Copa Sul-Americana pela frente. Nesta quarta-feira, o Fogão visita o Patronato, da Argentina, às 19h (horário de Brasília), pelo jogo de ida do playoff para as oitavas de final. Já o próximo compromisso do Botafogo pelo Campeonato Brasileiro é contra o Bragantino, sábado, às 21h (horário de Brasília), no Nilton Santos.
O Grêmio, por sua vez, tem decisão pela Copa do Brasil na semana. Na quarta-feira, recebe o Bahia, às 19h (de Brasília). O jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil foi 1 a 1.
O duelo entre Grêmio e Botafogo
O primeiro lance de perigo foi do Grêmio. Após cruzamento da direita, Reinaldo emendou de primeira, aos três minutos, para fora. Aos sete, Bitello não conseguiu completar cruzamento de Reinaldo. O Botafogo conseguiu segurar a pressão, mas não demorou a levar outro susto. Aos 20, Suárez recebeu cruzamento da esquerda e, livre, emendou para fora.
O Botafogo encontrava dificuldade para criar. A alternativa foi tentar de fora da área. Aos 22, Di Placido arriscou da intermediária e levou perigo. A bola foi à direita de Gabriel Grando. O Fogão chegou a balançar a rede do Grêmio. Aos 24, Eduardo bateu falta para a área. Cuesta ganhou pelo alto e achou Tiquinho Soares. Ele fez 1 a 0. Contudo, Cuesta estava impedido na jogada. O VAR entrou em ação e anulou o gol carioca.
O Grêmio voltou a levar perigo aos 36 minutos. Villasanti driblou, invadiu a área e bateu cruzado, para fora. Aos 39, Lucas Perri foi providencial para o Botafogo. Ele cortou cruzamento que encontraria Bitello pronto para marcar. Na sequência, aos 42, Suárez desperdiçou mais uma chance. O Fogão segurou a nova onda de pressão gaúcha e levou o 0 a 0 para o intervalo.
Fogão voltou para o segundo tempo com duas alterações. O técnico Cláudio Caçapa colocou Marçal e Matías Segovia. Saíram Hugo e Júnior Santos. O Grêmio quase abriu o placar aos quatro minutos. Suárez lançou Cristaldo. Perri, então, saiu e abafou o lance. O rebote ficou com o centroavante uruguaio. Suárez tentou por cobertura e acertou a trave.
Aos 10, Cristaldo recebeu de Bitello na área, mas errou o alvo e bateu para fora. O Fogão respondeu um minuto depois. Tchê Tchê ficou com a sobra, invadiu a área e ficou cara a cara com Gabriel Grando. O goleiro do Grêmio fez grande defesa e salvou o time gaúcho.
Aos 16, Perri fez duas grandes defesas. Na primeira, ele espalmou finalização de Suárez. O rebote ficou para Reinaldo, que chutou cruzado. O goleiro do Botafogo brilhou e fez intervenção complicada. Suárez tentou fazer outro golaço, aos 28. Ele se aproveitou de saída errada do Fogão e emendou do meio da rua, buscando surpreender Perri, que estava adiantado. Contudo, o goleiro conseguiu se recuperar e fez a defesa em dois tempos.
O Fogão, então, deu o bote e fez 1 a 0 no minuto seguinte. Bruno Alves se enrolou na defesa e com a marcação de Segovia. Di Placido ficou com a bola e cruzou para Eduardo. Ele emendou de primeira e marcou.
O Grêmio sentiu o golpe. O Botafogo, então, tratou de controlar o jogo e conseguiu ampliar. Aos 42 minutos, Carlos Alberto, que entrou no lugar de Tiquinho Soares, completou cruzamento da direita e fez 2 a 0. O Fogão aumentou a vantagem na liderança do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0X2 BOTAFOGO
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data: 09/07/2023, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa-SP)
Cartão amarelo: Reinaldo e Cuiabano (Grêmio) e Hugo, Tiquinho Soares, Philipe Sampaio, Tchê Tchê e Marçal (Botafogo)
Gols:
Grêmio:
Botafogo: Eduardo, aos 29′ do 2ºT, e Carlos Alberto, aos 42′ do 2ºT
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Vina); João Pedro, Villasanti, Carballo (Cuiabano), Bitello (Nathan), Cristaldo (Ferreira) e Reinaldo; Suárez (André).
Técnico: Renato Gaúcho.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Víctor Cuesta e Hugo (Marçal); Marlon Freitas, Tchê Tchê (Breno) e Eduardo (Danilo Barbosa); Júnior Santos (Matías Segovia), Luis Henrique e Tiquinho Soares (Carlos Alberto).
Técnico: Cláudio Caçapa.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram