Em um jogo de baixa intensidade, o Botafogo aproveitou uma jogada de contra-ataque e assegurou sua classificação antecipada para as oitavas de final da Copa Libertadores. O confronto ocorreu no Monumental de Lima, no Peru, nesta quinta-feira, e a equipe carioca contou com um gol de Jeffinho, que entrou como substituto, para vencer o Universitario-PER por 1 a 0.
A última vez que o Botafogo chegou à fase eliminatória da Libertadores foi em 2017, quando alcançou as quartas de final e foi eliminado pelo campeão Grêmio. Essa foi, até então, a melhor campanha do clube de General Severiano na competição continental.
Com esse resultado, o Botafogo chegou a nove pontos no Grupo D, empatado com o Junior Barranquilla-COL, mas com um saldo de gols inferior (3 a 1). As duas equipes disputarão a primeira posição do grupo daqui a duas semanas, na Colômbia. O Universitario encontra-se em terceiro lugar, com cinco pontos, seguido pela LDU-EQU, com quatro pontos, e ambas buscam a vaga nos playoffs da Copa Sul-Americana.
Ambas as equipes estavam necessitando da vitória, e o confronto em Lima começou com muitas faltas e disputas de bola, especialmente no meio-campo. O Botafogo estava com uma postura tímida e encontrava dificuldades para acionar Júnior Santos e Savarino, que estavam sendo marcados de perto.
A equipe da casa tinha maior posse de bola e tentava cruzamentos na área brasileira, mas não exigia grandes defesas do goleiro John Victor. No final do primeiro tempo, o Botafogo reclamou bastante de um pênalti, após Di Benedetto tocar a bola com a mão.
Na segunda etapa, o Universitario continuou apostando no jogo aéreo, porém sem sucesso. Por outro lado, o Botafogo conseguiu ter mais presença ofensiva. O time carioca aproveitava os espaços para os contra-ataques, mas falhava na hora de finalizar. Luiz Henrique foi lançado em velocidade, porém exagerou na força ao chutar a gol.
O jogo continuava morno até os 31 minutos. John fez um lançamento no ataque, a defesa peruana afastou mal a bola, e Savarino passou para Jeffinho. O atacante partiu em alta velocidade e finalizou na saída do goleiro, abrindo o placar. Com a vantagem no marcador, o Botafogo continuou superior no jogo aéreo e administrou o tempo quando estava com a posse de bola, garantindo assim a classificação.
Devido à interrupção do Campeonato Brasileiro em função das enchentes no estado do Rio Grande do Sul, o Botafogo só voltará a campo na próxima quarta-feira, contra o Vitória, em Salvador (BA), para o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. No primeiro jogo, o Botafogo venceu por 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
UNIVERSITARIO-PER 0 X 1 BOTAFOGO
UNIVERSITARIO – Britos; Corzo, Riveros e Di Benedetto; Andy Polo, Murrugarra (Concha), Ureña (Dorregaray), Pérez Guedes (Calcaterra) e Portocarrero; Edison Flores (Christofer Gonzáles) e Valera (Rivera). Técnico: Fabián Bustos.
BOTAFOGO – John Victor; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Patrick de Paula); Luiz Henrique (Jeffinho), Savarino (Yarlen) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.
GOL – Jeffinho, aos 31 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Di Benedetto e Ureña (Universitario); Danilo Barbosa e Bastos (Botafogo).
ÁRBITRO – Cristián Garay (CHI).
RENDA E PÚBLICO – Informações não disponíveis.
LOCAL – Monumental de Lima, em Lima (PER).
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram