Brasil é o líder global em crescimento do turismo, com aumento de 45% nas chegadas de estrangeiros em 2025

O Ministério da Fazenda está trabalhando na estruturação do mercado regulado de carbono no Brasil, com o objetivo de publicar todas as normas infralegais necessárias para a sua adoção até o final de 2026. A informação foi dada pela secretária extraordinária do Mercado de Carbono, Cristina Reis, nesta quinta-feira (27 de novembro).
Estrutura e Potencial Econômico 📈
A secretaria, criada em outubro, será responsável por estruturar o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), cuja entrada em operação está prevista para 2030.
Crescimento Adicional: Projeções citadas pela secretária indicam que o mercado de carbono pode impulsionar um crescimento adicional da economia em quase 6% até 2040 e 8,5% até 2050.
Redução de Emissões: Estimativas do Banco Mundial apontam que as emissões de gás carbônico dos setores regulados poderiam cair 21% até 2040 e 27% até 2050.
Preço do Carbono: O preço inicial da tonelada de carbono pode chegar a US$ 30, avançando para US$ 60 em uma segunda fase do mercado.
O trabalho da nova secretaria, que tem caráter extraordinário e prazo definido até a instituição de um órgão gestor permanente, envolve a colaboração de todo um ecossistema, incluindo setor público, empresas, setor financeiro, e comunidades tradicionais.
Preparação para o Cenário Global
A subsecretária de Regulação e Metodologias, Ana Paula Machado, informou que o governo conduz estudos de impacto regulatório para ampliar a eficiência do mercado.
O objetivo do Ministério da Fazenda é preparar a economia brasileira para um cenário internacional onde a precificação de carbono é considerada irreversível, garantindo que o país possa monitorar emissões, precificar o carbono no processo produtivo e se inserir de forma competitiva no contexto global.
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a criação da Secretaria aproveita uma “janela de oportunidade” aberta com a reforma tributária e visa fortalecer o Plano de Transformação Ecológica do governo.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



